As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Timor-Leste procura
apoios em Portugal

- 28-Mar-2003 - 9:55


Ramos Horta lidera uma comitiva que chega amanhã a Lisboa. A criação de uma Câmara de Comércio Luso-Timorense é um dos objectivos


O chefe da diplomacia timorense, José Ramos Horta, chega amanhã a Lisboa para efectuar, entre segunda e quinta-feira, a sua primeira visita oficial a Portugal como ministro de Estado, dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor Leste. O programa oficial da visita inclui encontros com o presidente da República, Jorge Sampaio, o presidente da Assembleia da República, Mota Amaral, e o primeiro-ministro, José Manuel Durão Barroso.


A visita oficial de Ramos Horta efectua-se a convite do chefe da diplomacia portuguesa, António Martins da Cruz, e inicia-se na segunda-feira, com um encontro de Ramos Horta com Martins da Cruz, no Palácio das Necessidades, no qual participará o secretário de Estado de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, António Lourenço dos Santos.

Martins da Cruz obsequiará Ramos Horta com um almoço, seguindo-se uma reunião do ministro timorense com os dirigentes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), organização com sede em Lisboa e a que Timor-Leste aderiu em 2002. A CPLP integra também Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné- Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Ainda na segunda-feira, o primeiro-ministro, Durão Barroso, obsequiará Ramos Horta com um jantar na residência oficial de S. Bento.

Na terça-feira, 1 de Abril, Ramos Horta será recebido em audiência por Durão Barroso, tendo ainda programada uma visita à Fundação Gulbenkian.

Para 2 de Abril, Ramos Horta tem programada uma reunião com o presidente da Associação Industrial Portuguesa (AIP), Jorge Rocha de Matos, seguida de um encontro alargado com empresários portugueses.

Na ocasião, o secretário de Estado do Comércio e Indústria timorense, Arlindo Rangel, que integra a comitiva de Ramos Horta, fará uma exposição sobre o enquadramento legal do investimento em Timor Leste.

No mesmo dia, o programa inclui visitas à Fundação Oriente e à Câmara Municipal de Lisboa, entidades que mantêm acções de cooperação com Timor Leste.

No último dia da visita oficial, a 3 de Abril, Ramos Horta será recebido na Assembleia da República por Mota Amaral, que o obsequiará com um almoço, estando ainda previsto um encontro com a Comissão de Assuntos Europeus e Política Externa.

O ministro timorense será recebido, na tarde desse dia, pelo presidente da República, Jorge Sampaio, no Palácio de Belém, a quem entregará uma mensagem pessoal de Xanana Gusmão.

Após concluir o programa oficial da sua deslocação, Ramos Horta permanecerá mais alguns dias em Portugal, em visita particular.

No dia 4, Ramos Horta, que em 1996 partilhou o prémio Nobel da Paz com o bispo D. Carlos Ximenes Belo, será recebido em sessão solene na Câmara Municipal do Porto.

No mesmo dia, Ramos Horta tem previsto, ainda no Porto, um almoço de trabalho com empresários, com quem pretende falar sobre a cooperação entre Portugal e Timor-Leste e a eventual criação de uma Câmara de Comércio Luso-Timorense.

Ramos Horta participará igualmente na inauguração da exposição "A nossa vitória é apenas uma questão de tempo - Memória da Resistência do Povo de Timor Leste", na Casa do Infante, organizada conjuntamente pela Fundação Mário Soares, Instituto Internacional para o Intercâmbio e Estudos Asiáticos e Câmara Municipal do Porto.

Após a inauguração, se seguirá um debate sobre o tema "Timor Leste, Portugal e o contexto internacional", presidido pelo governador civil do Porto, Manuel Moreira.

A comitiva de Ramos Horta para esta sua primeira visita oficial a Portugal integra, além do secretário de Estado Arlindo Rangel, a embaixadora de Timor-Leste em Lisboa, Pascoela Barreto, o conselheiro da embaixada Isílio Coelho e a chefe de gabinete do ministro, Sónia Neto.

Foto: DOUG KANTER/EPA/LUSA
Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem