As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Lisboa acolhe ciclo dedicado às obras criadas no espaço lusófono
- 28-Mar-2003 - 14:38

Filmes do Brasil, Cabo Verde, Guiné- Bissau, Moçambique e Portugal serão exibidos na próxima semana, em Lisboa, no âmbito de um ciclo de cinema dedicado às obras criadas no espaço lusófono.


"Imagens Lusófonas", organizado pelo segundo ano consecutivo pela RDP África e a Videoteca Municipal de Lisboa, tem por objectivo revelar "a extraordinária riqueza cultural do vasto espaço da Lusofonia", referiu à Agência Lusa Lurdes Lopes, da Videoteca Municipal.

A edição deste ano do "Imagens Lusófonas", que se realiza entre os dias 31 de Março e 03 de Abril, apresenta duas estreias em Portugal, designadamente "Night Stop", um filme do moçambicano Licínio de Azevedo, e um "Nha Fala", da guineense Flora Gomes.

A SIDA, a guerra colonial em África, a religião e a história do cinema são os temas que estarão em destaque nos filmes a exibir durante este ciclo dedicado à comunidade de povos de língua portuguesa.

Assim, as películas provenientes de Moçambique, "A Bola", de Orlando Mesquita, "Graça no positivo", de Gabriel Mondlane, e o "Night Stop", abordam a questão da SIDA e estarão em exibição na próxima segunda-feira.

A guerra colonial nos países africanos de língua portuguesa será vista, na terça-feira, através de um documentário em inglês realizado para a BBC por John Sheppard e que se intitula "Um grupo de terroristas ataca".

Quarta-feira é o dia dedicado à história do Cinema, sendo exibidos os filmes "A Morte do cinema", do português Pedro Sena Nunes, "Como se morre no cinema", da brasileira Luelane Loiola Corrêa, e "Kuxa Kanema", da realizadora portuguesa Margarida Cardoso.

Os filmes "Em nome do divino. Brasil", do português Carlos Brandão Lucas, e a co-produção entre Portugal e Cabo Verde "Rebelados no fim dos tempos", de Jorge Muteira, serão apresentados quinta-feira e falam sobre a religião.

Ainda nesse dia será estreado o filme "Nha Fala", que já recebeu os prémios "Cittá di Roma-Arco Iris Latino" e "Laterna Mágina" no 59¦ Festival de Veneza.

Lurdes Lopes revelou ainda à Agência Lusa que a RDP-África e a Videoteca Municipal de Lisboa pretendem levar este ciclo de cinema da Lusofonia às cidades de Maputo, Praia e Luanda, para o efeito estando actualmente em curso contactos com algumas entidades, nomeadamente o Instituto Camões.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem