Apoio ao investimento estrangeiro em Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Brasil
Cimeira é bofetada de luva branca a detractores, diz o Governo
- 12-Jul-2006 - 14:24


O primeiro-ministro da Guiné-Bissau afirmou hoje que a realização da Cimeira da CPLP em Bissau, cujos trabalhos preparatórios começaram hoje de manhã, constitui uma "bofetada de luva branca" a todos aqueles que consideravam "impossível" concretizar tal missão.


Em declarações à margem da cerimónia de inauguração do Palace Hotel, unidade hoteleira de cinco estrelas em que decorrerão os trabalhos da cimeira, Aristides Gomes defendeu que o "desafio do governo" que chefia foi "plenamente alcançado".

"A realização, em Bissau, da cimeira da CPLP (Comunidade deos Países de Língua Portuguesa) foi uma bofetada de luva branca aos nossos detractores", afirmou Aristides Gomes, sustentando que um governo está sempre sujeito a críticas mas que, neste caso, "havia a necessidade de pôr termo a um ciclo vicioso".

"Não podemos estar a alimentar um ciclo vicioso. A Guiné- Bissau não organiza porque não está em condições e, se não organiza, nunca estará em condições. Foi um desafio do governo, não só em relação ao hotel, mas também às condições infraestruturais e organizativas, de uma maneira geral, para que a cimeira tivesse lugar", referiu.

Em causa estão afirmações públicas de guineenses e estrangeiros quanto à alegada incapacidade de a Guiné-Bissau organizar uma reunião da envergadura da cimeira da CPLP que, nos últimos meses, não deram descanso ao executivo de Bissau, pois os atrasos na organização levantaram dúvidas em relação à concretização do evento.

Indicando que, com a realização da cimeira, "o objectivo essencial foi alcançado", o chefe do governo de Bissau adiantou que há, porém, ainda um "longo caminho a percorrer" dentro da organização lusófona, pois é necessário, primeiro, consolidar a CPLP e, depois, adaptá-la aos tempos que correm.

"Primeiramente, temos de ter em conta de que os trabalhos da cimeira têm de ir no sentido de consolidar a nossa organização e adaptá-la aos imperativos dos nossos tempos, de que tudo o que se passa no mundo, sobretudo na dinâmica da interligação das economias, da chamada globalização", sustentou.

Para tal, Aristides Gomes defendeu que a adaptação a todo esse processo terá de ser feita "passo a passo", para que a comunidade lusófona sinta, de facto, as vantagens da globalização.

"Nós, CPLP, constituímos um espaço económico, social e político. Os desafios são imensos e temos de estar à altura da sua dimensão", concluiu o primeiro-ministro guineense.

A sexta cimeira de chefes de Estado e de Governo da CPLP realiza-se na próxima segunda-feira em Bissau, dia em que se celebra igualmente o 10º aniversário da fundação da organização lusófona.

Até lá, decorrerão os trabalhos preparatórios, a vários níveis, tendo a organização alterado ligeiramente o programa oficial, dando-se início à reunião do Conselho de Ministros da organização já no próximo domingo de manhã, encontro que se prolongará terminará na manhã de segunda-feira.

Confirmadas oficialmente estão as presenças de cinco dos sete presidentes convidados - o chefe de Estado da Guiné-Bissau, João Bernardo "Nino" Vieira, é o anfitrião da conferência e assumirá a presidência rotativa da CPLP, nas mãos do seu homólogo de São Tomé e Príncipe, Fradique de Menezes.

Além de Fradique de Menezes, os chefes de Estado que já confirmaram a presença são os de Angola, José Eduardo dos Santos, Cabo Verde, Pedro Pires, Moçambique, Armando Guebuza, e de Portugal, Aníbal Cavaco Silva.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, estará no fim-de-semana na cimeira do "G8", que decore em São Petersburgo (Rússia), estando a ser envidados esforços para que seja possível a sua vinda a Bissau.

Mais problemática está a presença do presidente de Timor- Leste, Xanana Gusmão, a braços com um conflito político-militar no país.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 

Find Your Rental Car
 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal / Brasil por NOVAimagem