As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
CPLP vai instalar centro de língua em Díli
- 1-Apr-2003 - 9:26

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai instalar um centro de língua em Timor-Leste até ao final do ano, anunciou em Lisboa o secretário executivo da organização, João Augusto de Médicis.


O projecto da CPLP será desenvolvido em parceria com o Instituto Camões e terá o apoio do governo do Brasil, disse Augusto de Médicis no final de um encontro com o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, José Ramos Horta.

Independente desde 20 de Maio de 2002, Timor-Leste tem como línguas oficiais o português e o tétum e é membro da CPLP, juntamente com Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Moçambique.

José Ramos Horta, que está de visita oficial a Portugal, explicou a situação de Timor-Leste ao comité de concertação permanente da CPLP, reunido expressamente para o efeito, salientando o desemprego existente no país e a falta de quadros qualificados.

O ministro timorense apelou também para a dinamização do ensino da língua portuguesa em Timor-Leste.

"Além do que já está feito, temos uma longa caminhada pela frente", salientou Ramos Horta, referindo que "tem sido Portugal a arcar com todo o esforço, embora haja já uma contribuição significativa do Brasil".

Ramos Horta recordou que o envolvimento da CPLP na dinamização da língua portuguesa em Timor-Leste foi preconizado há dois anos, em Maputo, durante uma reunião ministerial da organização, e manifestou o desejo de ver todos os Estados-membros envolvidos no projecto.

"Embora os países da CPLP não tenham recursos financeiros para disponibilizar, sabemos que têm recursos humanos", disse.

Ramos Horta pediu ainda a atenção privilegiada da CPLP para a área empresarial, de forma a que empresários da Comunidade possam colaborar com os empresários timorenses na criação de negócios e investimentos em Timor-Leste.

O secretário executivo da CPLP anunciou, entretanto, que se deslocará a Moçambique para participar na reunião dos Ministros da Cultura dos "Oito", que decorrerá em Maputo de 15 a 16 de Abril.

João Augusto de Médicis disse que na capital moçambicana terá oportunidade para conversar com o governo moçambicano sobre questões de interesse bilateral de Moçambique e da CPLP.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem