Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Cimeira decorreu com dignidade, afirma o Presidente português
- 17-Jul-2006 - 23:34

´
O presidente português, Aníbal Cavaco Silva, afirmou hoje que a Cimeira da CPLP, realizada em Bissau, decorreu com "dignidade" e o encontro foi um "grande êxito" para a comunidade lusófona, sobretudo para a Guiné-Bissau.


Numa breve conferência de imprensa conjunta, realizada após a sessão evocativa dos 10 anos da criação da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Cavaco Silva e José Sócrates, que já deixaram Bissau, destacaram a importância da realização da VI Cimeira da comunidade lusófona na Guiné-Bissau e prometeram o apoio de Portugal.

"A cimeira de Bissau decorreu com grande dignidade e, a partir de agora, terá de haver maior cooperação, maior articulação político- diplomática e maior promoção da Língua Portuguesa, pois a CPLP tem precisamente como referência a Língua Portuguesa", afirmou o chefe de Estado português.

Cavaco Silva confirmou, por outro lado, a realização da VII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP em Lisboa, prevista para 2008.

Por seu turno, José Sócrates salientou os "enormes esforços" das autoridades guineenses na preparação da cimeira e considerou que os resultados da reunião constituem um êxito quer para a CPLP quer para a Guiné-Bissau.

"A realização da cimeira na Guiné-Bissau foi uma vitória de todos nós, na CPLP, mas sobretudo das autoridades guineenses, podendo afirmar-se que a reunião foi uma demonstração de confiança e de solidariedade na Guiné-Bissau e na comunidade", sublinhou Sócrates.

O primeiro-ministro português lembrou que Portugal vai desenvolver todos os esforços para apoiar o reforço da Língua Portuguesa no mundo e, no caso particular da Guiné-Bissau, aumentar já no próximo ano lectivo para o dobro o total de professores lusos, actualmente 18.

O primeiro-ministro reafirmou a disponibilidade de Lisboa para acolher também, numa data a anunciar, uma reunião da Universidades de Língua Portuguesa, de forma a poder-se definir uma proposta para a cooperação universitária e científica nos Estados membros da CPLP.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem