As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Simão Monteiro lidera PRD
- 31-Oct-2002 - 14:47

O advogado Simão Monteiro assumiu as funções de presidente do Partido da Renovação Democrática (PRD) de Cabo Verde, em substituição de Jacinto Santos, cargo que assume interinamente até ao próximo congresso, em Abril de 2003, foi hoje anunciado.

O advogado Simão Monteiro assumiu as funções de presidente do Jacinto Santos, que presidiu ao partido desde a sua fundação, há cerca de três anos, justificou hoje a sua auto- suspensão da liderança com a necessidade de surgir uma nova liderança e estratégia, que possa alcançar os objectivos políticos definidos.

Recordou que após as eleições legislativas de Janeiro de 2001 pôs o seu lugar de presidente à disposição dos órgãos dirigentes porque o PRD «não atingiu nenhum dos seus resultados eleitorais», um dos quais passava por ter uma representação parlamentar.

Jacinto Santos entende que agora estão reunidos os requisitos para uma transição tranquila, e para que, a 18 meses das próximas eleições autárquicas, se criem as condições para atingir bons resultados eleitorais.

«Afastei-me da liderança, mas não do partido, porque acredito nos seus valores e na sua visão de desenvolvimento para Cabo Verde», justificou hoje o líder cessante, frisando que não faz parte dos seus propósitos dedicar-se nos próximos tempos à política activa.

Jacinto Santos presidiu durante vários anos à Câmara Municipal da Cidade da Praia, e foi um destacado dirigente do Movimento para a Democracia (MpD), tal como Simão Monteiro, tendo causado uma cisão durante o processo que levou Gualberto do Rosário à liderança daquele partido.

Simão Monteiro, o presidente interino, advogado, e até agora vice-presidente do PRD, foi ministro da Justiça num governo de iniciativa do MpD.

Hoje, na conferência de Imprensa, Simão Monteiro, elogiou a postura ética, e de assunção das responsabilidades políticas, por parte de Jacinto Santos, ao renunciar à liderança do PRD na sequência dos resultados eleitorais, um facto que diz ser inédito em Cabo Verde.

O reforço da estruturação e implantação nacional do PRD, a preparação do congresso a 5 e 6 de Abril de 2003 e o reforço da intervenção política são as linhas orientadores que quer imprimir nesta fase de transição.

Diz que a linha estratégica está traçada pelos órgãos nacionais até ao próximo congresso, mas admite que cada líder tem o seu estilo, e que a intervenção política terá sempre de estar adaptada à realidade nacional.

Simão Monteiro não se quis pronunciar sobre a eventualidade de ser candidato a presidente no próximo congresso, argumentando que o partido tem várias figuras políticas capazes para o cargo.

Diz que caberá aos militantes de base pronunciar-se na altura certa, frisando que no PRD a escolha do presidente é por eleição directa.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem