As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Primeiro congresso internacional sobre o tema da Lusofonia
- 2-Apr-2003 - 18:24

A organização do primeiro congresso internacional sobre o tema da Lusofonia, que integra um ciclo de conferências a partir de quinta-feira, vai desafiar os participantes dos países de língua portuguesa a prosseguirem a iniciativa.


"Vamos lançar esse repto e esperamos que antes do final do congresso (sábado) surjam candidaturas espontâneas", disse hoje à agência Lusa a presidente da direcção do Instituto Superior de Ciências Educativas, Felismina Santos Morais.

O 1º Congresso Internacional "Lusofonia, Identidades e Culturas Nacionais", a decorrer em Portugal desde 27 de Março, termina em Odivelas com o ciclo de conferências que nos próximos três dias vai reunir personalidades da política e cultura de quatro continentes.

A sessão de abertura desta iniciativa será presidida pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, António Lourenço Santos, enquanto a de encerramento conta com a presença do ministro dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Mendes.

Organizado pelo Instituto Superior de Ciências Educativas, com a colaboração de embaixadas de estados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, o congresso pretende ser um espaço de reflexão sobre as questões da Lusofonia.

"Queremos sensibilizar o poder político para a importância de preservar a língua portuguesa, falada espontaneamente por tantos milhões de pessoas no mundo", afirmou a responsável do Instituto.

Deste encontro vai sair um documento assinado por todos os países participantes, no sentido de aumentar a cooperação no seio da CPLP.

No ciclo de conferências vão intervir, entre outros, o jornalista Adelino Gomes, o escritor José Agualusa e os professores Adriano Moreira e Maria Lúcia Lepecki.

Serão homenageados os escritores Fernando Fonseca Santos (Angola), Jorge Barbosa (Cabo Verde, a título póstumo), Tony Tcheca (Guiné), Hungulani Bakakossa (Moçambique), Urbano Tavares Rodrigues (Portugal), Alda Espírito Santo (São Tomé e Príncipe), Luís Cardoso (Timor-Leste) e Ligia Fagundes Teles (Brasil).

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem