Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Representante Annan diz apoio internacional é essencial para paz
- 7-Sep-2006 - 20:44


O representante do secretário- geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, João Bernardo Honwana, defendeu hoje, em entrevista à Lusa em Cabo Verde, que o apoio da comunidade internacional é fundamental para a consolidação da paz naquele país.


Honwana apontou ainda como importante a reforma das Forças Armadas, mas com a condição de não se avançar para uma reforma que signifique apenas "mandar as pessoas - militares, nomeadamente os ex- combatentes da liberdade da Pátria - para casa".

Militar das Forças Armadas de Moçambique na reserva, Honwana termina no próximo dia 15 a missão de dois anos como representante de Kofi Annan na Guiné-Bissau e como chefe da UNOGBIS (gabinete da ONU para o apoio ao processo de consolidação da paz na Guiné-Bissau), criado em 1999.

O militar moçambicano deslocou-se à Cidade da Praia para se despedir do Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires.

Após o encontro de despedida com Pedro Pires, Honwana, defendeu, em declarações à Agência Lusa, que a consolidação da paz na Guiné-Bissau depende da vontade dos guineenses, mas também do apoio financeiro e técnico da comunidade internacional.

"Há, neste momento, tendência de concertação e diálogo entre as forças políticas e militares", sublinhou o ainda representante de Annan em Bissau, para apontar como possível a construção de um clima duradouro de paz e entendimento naquela país lusófono.

"Houve um momento importante na Guiné-Bissau que foi a realização da Cimeira da CPLP, um sucesso do ponto de vista organizacional, mas também foi importante porque criou no pais um espírito de renovada esperança e de algum optimismo embora ainda persistam alguns problemas de fundo", disse.

No entender de Bernardo Honwana, neste momento existem na Guiné-Bissau "grandes iniciativas da sociedade civil", mas também por parte das forças políticas, com vista a consolidação da paz.

E apontou como exemplo de iniciativas da sociedade civil os Estados Gerais, que visam a reconciliação nacional global, e ainda de âmbito partidário, como as tentativas de reconciliação das várias facções do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, ex-partido do actual presidente "Nino" Vieira)) e ainda no Partido da Renovação Social (PRS, do ex-presidente Kumba Ialá).

"Persistem problemas, mas o que é importante é que os problemas estão sendo abordados de forma responsável", explicou.

João Bernardo Honwana afirmou, no entanto, que, "por mais vontade de reconciliação e diálogo que haja", a estabilidade da Guiné- Bissau será "muito difícil de conseguir" se não houver um envolvimento da comunidade internacional.

"É preciso complementar isso com apoio financeiro, económico e técnico da comunidade internacional porque países como a Guiné-Bissau, se deixados à sua sorte, por muito boa vontade e lucidez que os guineenses tenham, o facto é que não conseguem aquilo que conseguiriam com o apoio da comunidade internacional", salientou.

Transformações na Função Pública e a reforma do sector da defesa (Forças Armadas) e segurança são, para o representante de Kofi Annan, pontos cruciais para a estabilização definitiva em Bissau.

Quanto à reforma do sector de defesa e segurança na Guiné- Bissau, Honwana preconiza que "as pessoas não sejam mandadas para casa como reformados", mas sim a transformação da "forma como as instituições funcionam, a sua cultura organizacional e os seus métodos de trabalho".

Esses são "requisitos fundamentais" para que o país possa continuar na senda do diálogo e desenvolvimento", disse.

Subjacente à ideia de que reformar os militares como forma de reduzir o número de efectivos nas Forças Armadas guineenses, consideradas sobre dimensionadas para o país, está, segundo Honwana, a convicção de que esta tem sido uma das principais razões para a deflagração de situações de crise militar.

Isto, porque, num país com as características da Guiné-Bissau, os militares, após o abandono das fileiras, ficam com escassa capacidade de sobrevivência.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem