| Pesquisar |
|
|
| Notícias |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
| Canais |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Siga-nos no
Receba as nossas Notícias

Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui |
|
| Serviços |
»
»
»
»
»
|
|
|
| |
Conversas
no
Café Luso |
|
|
|
|
Brasil
|
|
Países membros discutem proposta portuguesa sobre missões paz
- 15-Sep-2006 - 14:09
Os ministros da Defesa da Comunidade d os Países de Língua Portuguesa (CPLP), reunidos na Cidade da Praia, discutem hoj e o Programa de Apoio às Missões de Paz em África (PAMPA), proposto por Portugal.
O objectivo essencial do PAMPA, explicaram fontes do Ministério da Defesa de Portugal, é a formação e capacitação das Forças Armadas dos países africanos da CPLP através da criação de "centros de excelência" nos cinco países
lusófonos do continente.
Nestes centros, tendo em conta a experiência obtida por Portugal nas di versas missões de paz no mundo, tanto no âmbito da União Europeia como da NATO, técnicos portugueses vão capacitar e formar militares nacionais para estes poder em, posteriormente, ser formadores na área das missões de paz patrocinadas pelas
organizações continentais ou sub-regionais africanas.
O PAMPA foi apresentado no final do primeiro dia de trabalhos, quinta-f eira à noite, pela delegação portuguesa à IX Reunião de Ministros da Defesa da C PLP, que decorre à porta fechada, através do ministro Nuno Severiano Teixeira e do director-geral da Política de Defesa Nacional, general Luís Araújo.
Este programa está estruturado, segundo as mesmas fontes, em quatro eix os mestres, consubstanciando aquilo que Portugal tem feito nesta área de forma b ilateral, mas abrindo espaço para a sua multilateralidade no seio da CPLP, sendo
ainda possível aos países exteriores a África, caso do Brasil e Timor Leste, in tegrarem o projecto.
O PAMPA, na sua abrangência, permite a manutenção das acções de formaçã o realizadas por militares portugueses nos respectivos países ou em Portugal, se ndo os formandos militares de Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique e São
Tomé e Príncipe, como é o exemplo de um curso que terá lugar no final de Setemb ro, envolvendo militares de todos os PALOP (Países Africanos de Língua Oficial P ortuguesa).
Inovador neste programa, adiantaram as mesmas fontes, é a ligação dos m ilitares que vierem a ser formados nos "centros de excelência" a criar no âmbito
do PAMPA e as missões de paz organizadas pelas organizações continentais, como a União Africana, e as sub-regionais a que pertencem os cinco PALOP.
Através da transferência de conhecimentos adquiridos por Portugal nas m issões em que participa e participou, "tanto na metodologia como na área doutrin ária", as Forças Armadas dos países africanos de expressão portuguesa, indicam a s fontes da Lusa, poderão encontrar aqui um instrumento de acção e mais-valia pa ra as suas participações em missões de paz no continente africano.
Após a apresentação do PAMPA, os restantes países membros da CPLP, até ao fim da reunião ministerial que termina hoje na Cidade da Praia, vão discutir e, eventualmente, avançar com propostas de alterações para posterior aprovação.

Ver Arquivo
|
|
 |
| |
|
| |
|
|
|
|
|