As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Governo destaca importância da família na saúde infantil
- 7-Apr-2003 - 17:52

O ministro de Estado e da Saúde de Cabo Verde, Basílio Ramos, alertou hoje para os perigos que as crianças enfrentam na família, na escola e na rua e que poderão comprometer a sua saúde física e mental.


Numa mensagem dirigida à sociedade cabo-verdiana por ocasião do Dia Mundial da Saúde, este ano sob o lema "Um Ambiente Saudável para as Crianças", Basílio Ramos pôs a tónica na família, que considerou o primeiro responsável pelo "equilíbrio emocional" dos mais pequenos.

O governante salientou a importância do ambiente familiar para a saúde das crianças, cujo comportamento "poderá ficar para sempre condicionado de forma negativa", se o ambiente em casa for marcado pela violência doméstica e outros problemas.

Basílio Ramos referiu-se a fenómenos como a "promiscuidade, os abusos sexuais, o incesto e a violência" como exemplos de comportamentos familiares que devem ser, a todo o custo, eliminados da vivência familiar.

O ministro também chamou a atenção para a necessidade de os adultos protegerem fisicamente as crianças, evitando que se exponham a "traumatismos por quedas e a acidentes provocados pela ingestão de tóxicos, produtos corrosivos e medicamentos".

Outros ambientes foram igualmente referidos como potencialmente perigosos para as crianças, tendo Basílio Ramos citado como exemplos a escola e os espaços de lazer, onde os mais pequenos "são chamados a uma adaptação nem sempre harmoniosa".

Também nesses espaços é necessário proteger as crianças, uma vez que, na opinião do governante, estão expostas a perigos como a "agressão física e o assédio sexual, susceptíveis de produzir perturbações de comportamento com efeitos prolongados e definitivos".

Na sua mensagem, o ministro de Estado e da Saúde não esqueceu o ambiente físico global, de cujos desequilíbrios as crianças são, na sua opinião, "as primeiras e as principais vítimas".

Nesse capítulo, Basílio Ramos destacou as doenças que atacam os mais pequenos, expostos, por exemplo, às diarreias, "por inadequação da salubridade dos alimentos e da água de consumo".

Referiu igualmente as infecções respiratórias ligadas à poluição do ar, aos efeitos do tabaco e às variações das temperaturas e da humidade, que "favorecem a agressão de micróbios sobre as vias respiratórias".

Por último, Basílio Ramos pediu o envolvimento de toda a sociedade cabo-verdiana, e particularmente das famílias, na "garantia do crescimento e do desenvolvimento harmonioso das crianças, e na sua protecção contra os riscos que as espreitam".

O Dia Mundial da Saúde está a ser comemorado em Cabo Verde com várias actividades pedagógicas e recreativas, a maior parte direccionada para as escolas, em resposta ao lema "Um Ambiente Saudável para as Crianças", proposto este ano pela Organização Mundial de Saúde.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem