Apoio ao investimento estrangeiro em Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Brasil
Morte de polícias obrigou
Governo a rever estratégia

- 21-Oct-2006 - 16:45


Angola enfrenta uma onda de crime que, finalmente, parece preocupar as autoridades policias em todo o país

A criminalidade urbana em Luanda e um pouco por todo o país começa finalmente a preocupar seriamente as autoridades policiais. Até aqui as autoridades faziam questão de se referir ao fenómeno como estando perfeitamente sob controlo e evidenciando até uma suposta tendência para a redução dos seus níveis.


Por Reginaldo Silva/BBC

O que é facto é que nas últimas semanas, para além da actividade considerada normal dos bandos na capital angolana, integrados fundamentalmente por gente muito jovem, foram mortos pelo menos 6 polícias, executados friamente pelos criminosos.

Depois, a semana passada, correu a notícia que num conhecido e muito populoso musseque da capital angolana, o Rangel, os bandidos que lá actuam tinham anunciado uma espécie de recolher obrigatório a partir das 19 horas.

No último fim-de-semana foi avançada a informação por uma das rádios locais, a Ecclésia, que a polícia iria desencadear em todo o país a "Operação Furacão", destinada a combater a criminalidade.

"Operação Furacão"

Esta operação, caso tenha tido efectivamente lugar, segue-se a duas outras realizadas muito recentemente, com a designação de "Pré-Natal", no âmbito das quais foram neutralizados várias dezenas de grupos criminosos que actuavam em Luanda.

Ambrósio de Lemos, o Comandante-Geral Adjunto da Polícia para a Segurança Pública, disse estarem na forja medidas muito enérgicas para se combater o surto da criminalidade.

"Os delinquentes que tenham cuidado, porque a polícia está vigilante e vamos combatê-los com muita energia porque o nosso país não pode estar à mercê dos bandidos".

Angola já aboliu há muito a pena de morte, mas é ponto assente que o recurso a execuções extra-judiciais dos suspeitos acaba por ser o método que, por razões óbvias, tem mais impacto quando a polícia pretende transmitir determinadas mensagens em situações de crise.

Recolher obrigatório

A propósito do alegado recolher obrigatório decretado pelos bandidos no bairro Rangel, o Comandante Ambrósio de Lemos exortou a população a não se deixar intimidar pelas ameaças dos meliantes.

"Os bandidos querem assustar as populações, mas nós saberemos dar resposta. A única entidade que pode declarar um recolher obrigatório é o governo - se as necessidades assim o exigirem. Não permitiremos que as populações estejam à mercê dos delinquentes".

O alto responsável da polícia angolana faz, esta terça-feira, o balanço da situação da criminalidade no país.

Este preocupante fenómeno é visto por vários especialistas como um dos sintomas mais agudos da crise social que atinge profundamente a juventude angolana, num contexto de globalização.

Sente-se que cada vez mais os marginais que actuam na capital angolana copiam os seus modelos das gangs juvenis brasileiras e norte-americanas.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 

 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal / Brasil por NOVAimagem