As Notícias do Mundo Lusófono
Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
Pesquisar

em
Notícias

» Angola
» Brasil

» Cabo Verde
» Guiné-Bissau
» Moçambique
» Portugal
» S. Tomé e Príncipe
» Timor Leste
» Comunidades
» CPLP
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
Canais


» Manchete
» Opinião
» Entrevistas
» Comunicados
» Coluna do Leitor
» Bocas Lusófonas
» Lusófias
» Alto Hama

» Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
Serviços

» Classificados
» Meteorologia
» Postais Virtuais
» Correio

» Índice de Negócios
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
Desporto
Brasileiros apoiam preparação de currículo para ensino primário
- 14-Apr-2003 - 13:15

Uma equipa de seis especialistas em educação brasileiros começou esta semana a apoiar equipas timorenses no desenvolvimento do primeiro currículo ampliado para o ensino primário em Timor-Leste.


O ministro da Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Armindo Maia, disse esperar que o primeiro esboço do currículo, abrangendo "sete ou oito disciplinas", possa estar pronto até final de Agosto.

"Isso permitirá que a versão final esteja concluída antes do início do próximo ano lectivo, em Outubro", explicou, afirmando que os currículos serão todos em língua portuguesa.

Actualmente, Timor-Leste tem mais de 200 mil alunos no ensino primário, espalhados por cerca de mil escolas, sendo que até ao quarto ano, o ensino é feito numa mistura de tétum e português, as duas línguas oficiais.

Apesar disso os docentes continuam a ter que recorrer a currículos ditos "tradicionais" e aos indonésios adaptados, sem referências específicas - no caso da história e geografia - ao ex-ocupante.

"Estamos a falar de preparar um programa que tocará nas vidas de cerca de um quarto da população do país", explicou Armindo Maia.

Armindo Maia mostra-se também esperançado que já em Outubro o ensino em português possa ser ampliado ao quinto ano, numa luta progressiva de reintroduzir o português, proibido em Timor-Leste durante um quarto de século.

A preparação do currículo faz parte da lista de "prioridades máximas" do governo para o sistema educativo timorense, que inclui ainda a formação dos professores e a preparação de leis-quadro para o sector.

Kywal de Oliveira, embaixador do Brasil em Timor-Leste, explicou que os seis técnicos brasileiros apoiarão também nessas duas outras facetas, no âmbito de um acordo firmado com as autoridades timorenses.

Segundo Oliveira, o programa de apoio brasileiro neste sector soma cerca de US$ 200 mil, financiado da dotação orçamental destinada a assistência técnica a países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

Os técnicos brasileiros permanecerão em Timor-Leste cerca de um semestre.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo

 
 Video Destaque
Ligações

Jornais Comunidades

 
Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Website Design Portugal por NOVAimagem