As Notícias do Mundo Lusófono
 
Tudo sobre o Mundo Lusófono Votar à página principal
     Última Hora:

 
          em   
 


 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Lorosae
 » Comunidades
 » CPLP

 « Arquivo »

 


 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Manchete


Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 


 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios





 
  news  
As verdades de Sebastião Veloso
ou como se consegue governar sem poder

- 9-Feb-2007 - 17:52

O demitido ministro da Saúde, Sebastião Veloso, concedeu uma entrevista ao Angolense onde, entre outros assuntos – ou como Orlando Castro escreve no seu Alto Hama verdades “duras (muito duras) mas inócuas” – alerta para o facto de estarem a se degradar ambulâncias novas que custaram caro ao erário público angolano só porque alguém não quer que as mesmas sejam distribuídas, como faria sentido, pelos municípios e por aqueles que as deveriam utilizar para transportar com dignidade e segurança, os doentes; ou, como Veloso afirma, em vez de irem em ambulâncias vão em cangulo...

Mas não é só esta uma das anomalias que Veloso encontrou no Ministério. De acordo com antigo Ministro um aparelho de ressonância magnética está por ser montado porque alguém poderá estar a ganhar muito dinheiro com o actual “status quo”; segundo parece do citado aparelho foi mandado parar a sua instalação porque o mesmo tem de ser montado e monitorizado por técnicos estrangeiros até que os angolanos aprendam. E quanto mais tempo os angolanos estiverem por aprender… mais os técnicos e quem os apoia, ganham!

Ou seja, não se deve fazer ondas. Será porque se deve seguir um ditado angolano que diz, mais ou menos, “se estiver na barriga de alguém, tem de estar quieto”? é que de acordo com a entrevista de Veloso quem comanda o Ministério não é o Ministro mas o vice-Ministro que, segundo Veloso, manda em 70% dos actos políticos do ministério.

Ora como um era da UNITA – e fazia importantes e claras promessas – e outro do MPLA, que se prestava a fazer chegá-las ao conhecimento da Cidade Alta...

Talvez assim se explique porque foi “despedido”.

Só não acredito é que o novo Ministro, Anastácio Sicato, um conceituado médico e um técnico que, ainda por cima, já conhece alguns cantos à casa, consinta, sossegadamente, esta situação…

Agora o que continuo a não entender é como se vão aconchegar, Ministros, vice-Ministros e Secretários de Estado, nomeadamente, estes dois últimos, na nova “salada russa” como lhe chama o Semanário Angolense.

9-Fev-2007
elcalmeida@gmail.com


Voltar

Ver Arquivo

 
 
Participe na Lista de discussão sobre a Lusofonia
 
  Copyright © 2002 Notícias Lusófonas | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos |
design e programação