As Notícias do Mundo Lusófono
Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 as notícias da lusofonia
Pesquisar

em
Airbnb
Notícias

» Angola
» Brasil

» Cabo Verde
» Guiné-Bissau
» Moçambique
» Portugal
» S. Tomé e Príncipe
» Timor Leste
» Comunidades
» CPLP
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
Canais


» Manchete
» Opinião
» Entrevistas
» Comunicados
» Coluna do Leitor
» Bocas Lusófonas
» Lusófias
» Alto Hama

» Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
Serviços

» Classificados
» Meteorologia
» Postais Virtuais
» Correio

» Índice de Negócios
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
Colunistas
Fernando Cruz Gomes



Sócrates foi à China e regressou... feliz!

Ora aí temos nós mais motivos para uma boa risada. Daquelas que fazem acreditar que o povo Português – o nosso povo – tem mesmo, nos seus genes, a atávica percepção de que a vida é mesmo para levar a rir. Na China, o sr. José Sócrates viu maravilhas. Montes de razões para justificar a ida.

Centenas – senão milhares de oportunidades – para sairmos da apagada e vil tristeza em que vegetamos.

Com a economia a definhar, tadinha, vem com o sr. Sócrates a ideia de que, agora, é que vai ser. Que não há fome que não dê em fartura. É que, ao visitar o Golias económico que todos juram ser uma verdadeira economia emergente – e é – pensou logo em ser um David que pode vencer. A despeito dos erros grosseiros de preparação – já que não estava na China nem o todo poderoso presidente nem o ministro da Economia – vá de deixar duas de “vencedor”. Que nem precisava. O seu lugar está seguro até 2009, não apenas porque tem a maioria absoluta... mas também por que tem uma Oposição – benza-a Deus – que não ata nem desata, antes pelo contrário.

E depois a visita até deu para duas ou três boas gargalhadas. Daquelas que só doem a quem ainda ama a verdade e ama o povo em que está inserido. É que o inefável ministro da Economia, fora de portas, lá na China – que sabe acautelar o futuro... – foi dizendo que a China e os Chineses devem investir em Portugal, até porque temos os mais baixos salários da União Europeia e não há razão para acreditar que passemos a escala de valores em que estamos. Verdades que, em Portugal, são ditas ao contrário.

E o sr. Sócrates deixou que o seu Ministro continuasse no Gabinete. Mais do que isso, defendeu-o. Como é costume, Sócrates não consegue alterar as coisas. Dizia alguém, não há muito, que o eng. Sócrates não mexe numa peça da "porcelana" do seu aparador, mesmo que ela partã. Manda-a colar e coloca-a no mesmo sitio. Não consegue bulir no seu aparelho (des)governativo.

A viagem empresarial à China tende a ser, assim, um fiasco. Portugal nao está preparado para os largos voos que se adivinham. O que é que vamos exportar para a China? Quais os lucros que podemos oferecer aos que poderiam investir em Portugal? – Num e noutro caso, fala-se em empreendimentos que já há muito entraram no circuito comercial da China. Com cortiça, mármores e granitos.

E a prova provada... de que tudo isto não passou de um “bluff” é que o presidente da China seguiu para a África visitar países onde pode, de facto, investir e retirar dividendos no futuro. E esteve-se nas tintas... para o primeiro-ministro de Portugal, que tem no estrangeiro cabeças e dinheiro que nunca soube aproveitar. E era tão fácil. Bastaria copiar o que fizeram Russos e Americanos, logo a seguir à Segunda Grande Guerra Mundial. Caçaram cabeças. Caçaram dinheiros. Desenvolveram-se em áreas que estão hoje a prosperar. Nós... não. A não ser que seja nesse sentido – para atingir esses objectivos - que o sr. Braga se desloca agora ao Canadá...



Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos

Voltar

Ver Arquivo




Ligações

Jornais Comunidades

Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona design e programação NOVAimagem - Web design, alojamento de sites, SEO