| Pesquisar |
|
|
| Notícias |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
| Canais |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Siga-nos no
Receba as nossas Notícias

Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui |
|
| Serviços |
»
»
»
»
»
|
|
|
| |
Conversas
no
Café Luso |
|
|
|
|
Brasil
|
|
Petição contra fim do curso português na Universidade de Cambridge
- 15-Feb-2007 - 17:33
Cerca de nove mil cidadãos de todo o mundo assinaram até hoje a petição contra o encerramento da licenciatura em português na Universidade de Cambridge, iniciativa da associação de alunos lusófonos daquele estabelecimento de ensino.
André Almeida, que está a tirar o mestrado Evolução Humana em Cambridge, disse à Agência Lusa que os estudantes pretendem angariar 10 mil assinaturas para serem entregues à reitora da universidade e ao Departamento de Espanhol e Português, onde está incluído o curso.
"O conselho para a educação da universidade vai reunir-se na primeira semana de Março para analisar o futuro do curso de português e pretendemos, até essa data, entregar a petição com 10 mil assinaturas", adiantou André Almeida.
De acordo com o estudante, a petição foi lançada, através da Internet, no início de Janeiro, e já foram recolhidas cerca de nove mil assinaturas provenientes de vários países do mundo, nomeadamente de Portugal, Reino Unido, Estados Unidos da América, Canadá e Brasil.
André Almeida salientou que a maioria das assinaturas são de cidadãos portugueses, apesar de existirem alguns nomes estrangeiros.
Justificando as razões da petição, o estudante disse que "não faz sentido que a maior universidade da Europa não ensine a quinta língua mais falada em todo o mundo".
Em Janeiro, a Universidade de Cambridge, através da vice- reitora Melveena Mckendrick, que tem o pelouro da Educação, anunciou que vai encerrar, em 2008, a licenciatura em Português, por alegada falta de fundos para financiar os estudos.
A vice-reitora informou que a instituição viu-se obrigada a fazer uma "melhor utilização dos recursos actualmente disponíveis para os estudos portugueses".
Os moldes dessa utilização ainda não estão definidos, mas a universidade garante que vai continuar "a oferecer a popular disciplina de português a todos os estudantes do curso de Línguas Medievais e Modernas".
Na altura, Melveena McKendrick destacou também o apoio que a Universidade de Cambridge tem recebido do Estado português, via Instituto Camões, manifestando esperança que tal financiamento não desapareça como resultado desta decisão.
De acordo com um porta-voz da Universidade, há neste momento 18 estudantes na licenciatura de Português e 17 que conjugam o Português com outra língua, o que também deixará de ser possível a partir de 2008.

Ver Arquivo
|
|
 |
| |
|
| |
|
|
|
|
|