As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Primeira mulher toma posse como ministra da Defesa
- 24-Apr-2003 - 17:09

A Guiné-Bissau tem desde hoje uma mulher como ministra da Defesa, a primeira no país e provavelmente em África, mas a posse de Filomena Mascarenhas Tipote ficou marcada pela ausência do antecessor e das chefias militares.


A posse foi conferida pelo presidente da República, Kumba Ialá, numa cerimónia rápida, sem discursos e sem declarações, quer do chefe de Estado, quer da nova ministra da Defesa.

Filomena Mascarenhas Tipote substituiu no cargo Marcelino Lopes Cabral, que dirigia a Defesa da Guiné-Bissau desde Novembro de 2002 e que foi exonerado quarta-feira por Kumba Ialá, sem que o respectivo decreto avançasse qualquer explicação para a decisão.

O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, general Veríssimo Correia Seabra, encontra-se no Brasil, onde participa na reunião de titulares daquele cargo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

No entanto, nem o seu substituto, nem qualquer outra chefia militar assistiu à cerimónia de posse de Filomena Mascarenhas Tipote, em que estiveram o primeiro-ministro, Mário Pires, os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Administração Interna e o presidente do Supremo Tribunal de Justiça.

Filomena Mascarenhas Tipote assume pela quarta vez a direcção de um ministério no governo guineense, depois de ter desempenhado anteriormente as funções de ministra dos Negócios Estrangeiros, da Solidariedade Social e ainda da Administração Pública e Trabalho.

A Defesa é uma das pastas mais importantes no governo guineense, tendo em conta a importância das Forças Armadas na estrutura do Estado, sobretudo depois da guerra civil iniciada a 07 de Junho de 1998 e que terminou onze meses depois com a deposição do então presidente João Bernardo "Nino" Vieira.

A nova ministra da Defesa é dirigente do Partido da Renovação Social (PRS), fundado por Kumba Ialá em 1992, enquanto que Marcelino Lopes Cabral é tido como próximo do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), na oposição.

Em menos de uma semana, esta foi a segunda alteração no governo da Guiné-Bissau, depois de Kumba Ialá ter nomeado um outro dirigente do PRS, Fernando Correia Landim, como ministro da Administração Interna, em substituição de António Sedja Man, também do partido fundado pelo presidente da República.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem