Invista em Portugal, nós apoiamos
Construção de sites Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Comunidades
Governo anuncia investimento de 185 milhões euros no sector do açúcar
- 7-May-2007 - 15:16


O Ministério da Agricultura de Moçambique anunciou hoje um investimento de cerca de 184 milhões de euros para os próximos cinco anos no sector do açúcar, visando o aumento da produção e competitividade.


Segundo Roberto Albino, director do Centro de Promoção de Agricultura, tutelado pelo Ministério da Agricultura, o fundo será usado na construção de infra-estruturas, formação técnico-profissional e assistência social às comunidades residentes perto das açucareiras.

Com os investimentos projectados, o Ministério da Agricultura de Moçambique pretende que o açúcar moçambicano esteja em condições de tirar maior vantagem da liberalização do mercado da União Europeia, anunciada para 2009.

Actualmente, Moçambique pode exportar por ano para a UE e livre de encargos tarifários até seis mil toneladas de açúcar, no quadro da iniciativa Tudo Menos Armas (EBAS, na sigla inglesa).

"O plano do açúcar é muito vasto. São cerca de 184 milhões de euros. Há dias, as açucareiras de Mafambisse e de Xinavane anunciaram o início da reabilitação das fábricas, orçado em pouco mais de 130 milhões de euros. Este esforço é já parte da implementação do plano de acção do sector açucareiro", declarou o director do Centro de Promoção de Agricultura.

Os investimentos programados vão resultar no aumento da produção de açúcar, das actuais 250 mil toneladas anuais, para 500 mil toneladas, referiu ainda Roberto Albino.

Neste momento, Moçambique conta com quatro fábricas de açúcar, que estiveram paradas devido à guerra civil de 16 anos, que acabou em 1992.

Além do mercado europeu, o açúcar moçambicano é igualmente exportado para os Estados Unidos da América, ao abrigo da facilidade concedida pela Lei de Oportunidade de Crescimento Africano (AGOA, na sigla inglesa), adoptada pelo governo norte-americano, para favorecer as trocas comerciais com os países mais pobres.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
Faro Car Hire  
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona design e programação NOVAimagem - Web design, alojamento de sites, SEO