Apoio ao investimento estrangeiro em Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Brasil
Importações de Angola aumentaram 241 vezes até Março
- 9-May-2007 - 16:28


O valor das importações portuguesas com origem em Angola, tradicionalmente compostas na quase totalidade por crude, aumentou 241 vezes até Março, diminuindo o saldo positivo da balança comercial com este país, revelou hoje o INE.


Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), as importações com origem em Angola valeram 80,6 milhões de euros nos três primeiros meses do ano, mais 24.188 por cento do que no período homólogo, o maior crescimento entre todas os países extra- comunitários.

Também as exportações portuguesas para Angola cresceram, mas a um ritmo bastante inferior - 42,7 por cento, para 362,1 milhões de euros.

As exportações para Cabo Verde subiram 29,5 por cento, totalizando 59,9 milhões de euros.

Em relação ao Brasil, a tendência também é de crescimento, mas a um ritmo muito inferior, 6,1 por cento, para 54,7 milhões de euros.

Quanto às importações com origem no Brasil, e apesar da recente abertura de um centro de distribuição de produtos brasileiros em Lisboa, registou-se um recuo de 28,8 por cento, para 262,5 milhões de euros.

A interrupção da tendência de forte crescimento no comércio entre Portugal e Brasil deverá estar relacionada, conforme recentemente noticiou a Lusa, com o desvio, para Espanha, da rota directa entre os portos de Santos e Lisboa.

O desvio veio aumentar de forma significativa o tempo de viagem de mercadorias entre as duas cidades e fazer com que muitas empresas brasileiras prefiram instalar as suas operações em Espanha, como afirmou recentemente à Lusa o director do centro de negócios do Brasil em Lisboa.

Em relação ao conjunto dos PALOP, o valor das exportações em Março cresceu cerca de um quarto face ao mesmo mês do ano passado, somando 164 milhões de euros, o valor mais elevado dos últimos anos.

As importações com origem nos PALOP atingiram um "pico" em Fevereiro, 81 milhões de euros.

Destaque ainda para o forte recuo das importações com origem em Moçambique, de 5,7 milhões de euros para 2,8 milhões de euros.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 

 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal / Brasil por NOVAimagem