As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Cabo Verde rende-se à Operação Triunfo (RTP)
- 6-May-2003 - 15:11

A gala do programa da RTP "Operação Triunfo" trouxe, no domingo, mais um motivo de orgulho para os cabo-verdianos, particularmente atentos, "por razões de sangue", ao percurso de dois dos concorrentes mais apreciados daquele concurso musical.


Por: ORLANDO RODRIGUES
da Agência Lusa

Sofia Barbosa e Filipe Gonçalves, de origem cabo- verdiana, ultrapassaram na última gala mais uma etapa rumo à final da prova, o que fez vibrar os numerosos fãs que já têm no arquipélago, e que seguem com verdadeira veneração as prestações semanais dos dois concorrentes.

Mesmo que não seja só pelo facto de Cabo Verde "estar bem representado" no concurso, o programa da Gestmusic transmitido pela RTP África tem larga audiência entre os cabo-verdianos, que apostam em ver os "seus" dois concorrentes na final marcada para daqui a duas semanas.

A Operação Triunfo já faz parte dos hábitos de consumo no arquipélago, e não existe praticamente ninguém que, ao longo de toda a semana, não comente as incidências da última gala e trace perspectivas para a que se seguirá.

A euforia é tanta que foram já criados clubes de fãs, que se dedicam, semana após semana, a angariar votos, não só para Sofia e Filipe mas também para outros concorrentes, desde que a permanência dos dois luso-cabo-verdianos não esteja em jogo.

Euriza Maria Lopes é uma dessas entusiásticas espectadores, que em cada semana procuram sensibilizar os amigos e conhecidos para enviarem o seu voto aos dois concorrentes, por forma a evitar que se sujeitem aos critérios de nomeação, "muitas vezes pouco claros, do júri".

Ao exprimir esta opinião, aquela admiradora adianta, como justificação, que a nomeação de Sofia, há poucas semanas, foi uma "perfeita arbitrariedade", uma vez que a prestação da concorrente foi, na sua óptica, "impecável como sempre".

A mesma opinião tem Dânia Cardoso, jovem estudante liceal de 15 anos, em relação às duas nomeações já ouvidas por Filipe Gonçalves.

De acordo com a jovem, "poderá haver outros motivos por trás dessas nomeações".

Aquela admiradora do luso-cabo-verdiano não descarta a existência de "alguma protecção a certos concorrentes", e cita, por exemplo, o caso de David, considerando "estranho que, até agora, nunca tenha sido alvo de uma única crítica, tanto da parte do júri como dos professores".

À grande popularidade da "Operação Triunfo" não é alheio o efeito multiplicador da rádio.

Nos tops musicais das várias estações cabo-verdianas figuram muitos dos temas cantados pelos concorrentes, incluindo géneros como o fado, que até agora não entravam nas preferências das audiências.

É na Rádio Nacional de Cabo Verde que o concurso tem um dos seus mais eficazes instrumentos de divulgação, através de dois programas semanais, às terças e sextas-feiras, a primeira edição para fazer o "rescaldo" da última gala e a segunda para "perspectivar" a do domingo seguinte.

O autor e animador do programa, Nedyl Rosa, não esconde que se trata de valorizar o esforço de Sofia Barbosa e Filipe Gonçalves, apontando-os como "exemplos de cabo-verdianos ou descendentes que conseguiram plena integração" no país de acolhimento.

O jornalista dá conta da "grande paixão" com que os ouvintes têm acompanhado a participação no programa, ressalvando a "indignação" manifestada quando os seus concorrentes favoritos foram nomeados.

"Por aquilo que tem sido a participação dos ouvintes, acredito que 100 por cento dos cabo-verdianos apostam em que, tanto Sofia como Filipe estarão na grande final", observou Nedyl Rosa, adiantando que os dois "têm demonstrado qualidade para isso".

De qualquer forma, realçou, "tanto um como outro, mas principalmente a Sofia Barbosa, têm o futuro garantido na música, independentemente de passarem à final ou de ganharem o concurso".

A "Operação Triunfo", na opinião do jornalista, tem contribuído para a abertura dos cabo-verdianos a outros gostos musicais.

Depois da interpretação de Sofia, realçou, "quase todos os cabo-verdianos conhecem, pelo menos, uma quadra do fado "Povo que Lavas no Rio", imortalizado por Amália Rodrigues e interpretado recentemente pela concorrente.

Nedyl Rosa vai ao ponto de considerar, embora faça questão de "salvar as proporções", que "nem os espectáculos de Amália contribuíram tanto como a interpretação de Sofia, para a divulgação do fado em Cabo Verde".

A vontade de ver ao vivo os dois artistas é grande, acrescentou o jornalista, a ponto de muitos ouvintes terem "pedido a presença deles" no Festival de Música da Gamboa, que se realiza nos dias 16, 17 e 18 de Maio na Cidade da Praia.

Tal possibilidade foi, no entanto, descartada por uma fonte da organização, tendo em conta que a final do concurso "Operação Triunfo" está marcada, sensivelmente, para essa altura.

Nedyl Rosa afirmou, todavia, que tanto Sofia como Filipe poderão constituir "importantes cabeças de cartaz", caso sejam convidados para o Festival da Baía das Gatas, que se realiza em Agosto na ilha de S. Vicente, ou para o de Santa Maria, que terá lugar em Setembro, na ilha do Sal.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem