Apoio ao investimento estrangeiro em Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Brasil
«As Mulheres do Meu Pai», novo livro de Agualusa lançado em Junho
- 30-May-2007 - 14:29


"As Mulheres do Meu Pai", novo livro de José Eduardo Agualusa que será lançado em Junho, nasceu de um projecto para cinema e conta uma história passada em vários países do sul de África.


O autor contou que o romance surgiu a partir de uma viagem que fez em finais de 2005 com a cineasta Karen Boswall, de Luanda (Angola) até à Ilha de Moçambique, passando pela Namíbia e África do Sul.

"A história verdadeira da viagem vai alimentando a ficção do romance", segundo o escritor.

Em "As Mulheres do Meu Pai", Laurentina, uma realizadora de cinema e documentarista portuguesa de origem africana (nasceu na Ilha de Moçambique) descobre que o seu pai é um músico angolano que se tornou famoso nos anos 60, Faustino Manso.

Parte para Luanda para conhecê-lo e, à chegada, toma conhecimento da morte de Faustino Manso, que deixa sete viúvas e 18 filhos.

O músico tinha viajado por toda a África Austral e Laurentina decide então refazer o percurso do pai para entrevistar as mulheres deste.

Partindo de Luanda até Benguela e Namibe, atravessando a Namíbia, até à Cidade do Cabo (na África do Sul) e depois seguindo para Moçambique e percorrendo o itinerário desde Maputo à Ilha de Moçambique, as personagens deste romance "refazem" a viagem de Agualusa pelas paisagens africanas.

Na Ilha de Moçambique, a protagonista conhece a sua mãe biológica e esta faz-lhe uma revelação que a faz voltar a Luanda para conhecer o verdadeiro pai.

Para o escritor angolano, este é um romance sobre mulheres, mas também uma história sobre música e magia.

"Desde o início que a ideia era fazer um filme sobre a situação das mulheres em África", adiantou, sublinhando que, uma vez feito o livro, agora este está a ser transformado em roteiro para que o projecto cinematográfico seja concretizado por Karen Boswall, que vive em Moçambique.

José Eduardo Agualusa nasceu em Angola em 1960 e publicou o seu primeiro romance (A Conjura) em 1989. Desde então publicou vários romances, novelas e livros de contos.

Recentemente, o seu romance "O Vendedor de Passados" (de 2004) recebeu um prémio literário para ficção estrangeira promovido pelo jornal britânico The Independent.

"As Mulheres do Meu Pai", que foi publicado no Brasil há cerca de um mês, será lançado em Portugal em Junho pela Dom Quixote e, segundo o autor, terá uma primeira edição de 10 mil exemplares.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 

 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal / Brasil por NOVAimagem