| Pesquisar |
|
|
| Notícias |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
| Canais |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Siga-nos no
Receba as nossas Notícias

Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui |
|
| Serviços |
»
»
»
»
»
|
|
|
| |
Conversas
no
Café Luso |
|
|
|
|
Comunidades
|
|
UNICEF/Itália apoia crianças guineenses com 490 mil euros
- 1-Jun-2007 - 16:19
O Comité italiano do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) entregou hoje à UNICEF da Guiné-Bissau 490 mil euros para o apoio a dois programas a favor das crianças guineenses.
O anúncio do donativo foi feito pelo representante da UNICEF na Guiné-Bissau, o belga Jean Dricot, que aproveitou a oportunidade para, no âmbito do Dia Internacional da Criança - que hoje se comemora -, apresentar uma equipa do Comité Italiano da UNICEF que se encontra de visita ao país.
Em conferência de imprensa, Jean Dricot explicou que o dinheiro disponibilizado visa apoiar o programa de aceleração do crescimento e sobrevivência das crianças (270 mil euros) e o combate ao flagelo das crianças "Talibés" (220 mil euros).
São designadas crianças "Talibés" os rapazes, geralmente dos nove aos 15 anos, que são enviados pelos pais para países vizinhos, alegadamente para aprenderem o ensino corânico.
Segundo a UNICEF, os jovens passam a vida a mendigar ao invés de estudar o Alcorão.
O representante da UNICEF afirmou que o dinheiro oferecido pelo Comité Italiano será empregue numa campanha de sensibilização aos pais das crianças sobre os riscos do envio dos rapazes para os "supostos" estudos corânicos.
Para Jean Dricot, "é inútil" mandar os rapazes para um país estrangeiro quando podiam estudar na Guiné-Bissau, nas várias escolas do ensino islâmico ou oficiais que existem.
Também parte dessa verba será canalizada para o trabalho de reintegração das crianças "Talibés" nas suas comunidades de origem quando são repatriadas através de uma acção da Associação de Amigo das Crianças (AMIC).
Nos últimos meses, a AMIC e outras organizações similares têm repatriado dezenas de crianças guineenses que se encontravam a "estudar" no Senegal.
Por seu lado, Donata Lodi, do Comité Italiano da UNICEF, explicou que decidiram apoiar a Guiné-Bissau após terem constatado, numa visita efectuada no ano passado, as carências, falta de recursos e o trabalho que tem sido desenvolvido a favor das crianças guineenses.
"Ficámos bem impressionados com aquilo que tem sido feito pela UNICEF na Guiné-Bissau, mas também sensibilizados, mesmo com os parcos recursos, com o trabalho que tem sido desenvolvido", afirmou.
Donata Lodi sublinhou, contudo, que o dinheiro disponibilizado foi angariado junto dos cidadãos de boa vontade em Itália.
Um dos principais impulsionadores da campanha de recolha de fundos é o actor italiano Mário Pórfito.
Na sua intervenção, na conferência de imprensa, o actor explicou que tem utilizado o seu trabalho na televisão para "sensibilizar os outros a apoiarem as crianças desfavorecidas".

Ver Arquivo
|
|
 |
| |
|
| |
|
|
|
|
|