Invista em Portugal, nós apoiamos
Construção de sites Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Comunidades
Crianças portuguesas vão oferecer livros, lápis e canetas
- 19-Jun-2007 - 14:19


As escolas mais carenciadas de Cabo Verde vão receber material escolar, didáctico e informático oferecido por alunos e empresas portuguesas ao abrigo de um protocolo hoje assinado na associação dos Bombeiros Voluntários de Carnaxide.


Numa iniciativa da Federação das Organizações Cabo-Verdianas em Portugal e da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, este projecto de solidariedade foi baptizado de "Djunta Mom - Juntar as Mãos".

Na prática, consiste em sensibilizar todos os alunos portugueses, as suas famílias e empresas a darem material para as escolas cabo-verdianas, nem que seja um lápis.

"Se mil crianças oferecerem um lápis cada uma, juntamos mil lápis. Não custa nada a essas crianças e vai ser muito importante para os meninos de lá", disse Manuel Correia, presidente da Federação das Organizações Cabo-Verdianas em Portugal.

De acordo com o responsável, o projecto vai arrancar numa primeira fase nas escolas mais carenciadas da ilha de S. Vicente, para onde vão começar a enviar material informático, livros, canetas, lápis e borrachas, entre outros.

Manuel Correia não sabe ainda precisar quantas escolas vão ser abrangidas pelo "Juntar as Mãos", mas afirmou que o Ministério da Educação cabo-verdiano está a fazer um levantamento dos estabelecimentos que têm maior necessidade e dos materiais de que mais precisam.

"A campanha de recolha de material vai decorrer até ao final do ano. Nessa altura vamos fazer um balanço dos materiais recolhidos e decidiremos onde serão entregues", disse.

O embaixador de Cabo Verde em Portugal, Arnaldo Andrade, felicitou a iniciativa da Federação das Organizações Cabo-Verdianas em Portugal e da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e garantiu que terá todo o apoio da Embaixada.

"Damos todo o apoio a esta iniciativa, que tem dois aspectos muito positivos: serem as próprias crianças os actores do projecto de solidariedade e levarem as suas famílias a participarem também", disse o embaixador.

De acordo com o diplomata, as maiores beneficiárias deste projecto deverão ser as escolas rurais, da periferia, onde residem comunidades pobres e onde o acesso aos materiais escolares é escasso.

Por seu lado, o presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, Fernando Curto, explicou que o projecto nasceu no âmbito do protocolo que estão a desenvolver com a Associação Nacional de Municípios Cabo-Verdianos e classificou-o como "uma modesta contribuição".

Fernando Curto disse ainda que algumas empresas já garantiram o seu apoio ao "Juntar as Mãos", entre as quais a Porto Editora, que vai contribuir com 200 livros de português e matemática.

O projecto "Djunta Mom - Juntar as Mãos" é ainda apadrinhado pela cantora cabo-verdiana Titina.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
Faro Car Hire  
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona design e programação NOVAimagem - Web design, alojamento de sites, SEO