As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Instituto Politécnico de Coimbra reforça colaboração na formação
- 11-May-2003 - 17:54

O Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal) vai reforçar a sua colaboração com Cabo Verde na formação de quadros, ao nível técnico-profissional, superior e pós graduado, disse o presidente da instituição.


"Pretendemos uma colaboração em que ambas as partes saiam ganhadoras, numa situação de igual para igual", sublinhou Torres Farinha, que chefiou uma delegação da sua instituição que procedeu a uma avaliação da cooperação que vem desenvolvendo desde 1999.

Preferindo o termo colaboração, em vez do convencional cooperação, entendido como ajuda dos países mais desenvolvidos aos menos desenvolvidos, o responsável realçou que a estratégia de formação de quadros curso passa por "dar auto-sustentabilidade às instituições cabo-verdianas".

Em Cabo Verde, desde o passado dia 6, e até hoje, a delegação encerrou na Praia diversos cursos, com a entrega de 68 diplomas a alunos de cursos de formação profissional em turismo e ambiente, bacharelato em educação física e pós graduação em formação de formadores de educadores de infância.

Com a conclusão dessa graduação, os formadores passarão agora a formar os monitores de infantários e jardins de infância do país.

Além do incremento de cursos técnico-profissionais em diversas áreas, e de formações de nível superior, o nível de colaboração do Instituto Politécnico de Coimbra poderá estender-se no futuro á orientação de pós-graduações ao nível do mestrado.

Torres Farinha considera desejável que o nível de colaboração da sua instituição com as cabo-verdianas caminhe no sentido de no futuro se lançarem projectos de investigação comuns.

Nesta deslocação foram inventariados como susceptíveis de colaboração diversos cursos ao nível técnico-profissional, nos domínios da contabilidade e fiscalidade mecanotecnia, direcção de obras, planeamento, electricidade e electrónica. Alguns deles poderão posteriormente evoluir para níveis de bacharelato ou superior.

De acordo com o responsável, a contabilidade e fiscalidade mereceu uma solicitação especial da parte de Cabo Verde em virtude de o país se estar a preparar para introduzir em 2004 o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA).

As áreas do turismo, e conexas com esta, dado tratar-se de um sector estratégico para o desenvolvimento de Cabo Verde, "desde o nível técnico-profissional ao superior", deverão ser alvo de um especial incremento nos projectos futuros.

Actualmente encontra-se ainda em funcionamento um bacharelato em turismo, nos ramos do eco-turismo, gestão turística e animação turística, frequentado por 45 alunos.

Em conjunto com o Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA), de Cabo Verde, o Instituto Politécnico de Coimbra deverá lançar brevemente um curso de agro- pecuária, qualidade e segurança alimentar, domínios que Torres Farinha considera da "máxima importância" para um país que aposta no turismo.

O responsável manifestou-se também disponível para ajudar a criar o embrião de um núcleo de apoio ao sector empresarial de Cabo Verde, em domínios estratégicos, como os do planeamento ou do turismo.

A delegação portuguesa, durante a estada, aproveitou para visitar o INIDA (S. Jorge dos Ÿrgãos), o Instituto Pedagógico, o Instituto Superior de Educação (ambos na Praia), e os institutos superiores de Engenharia e Ciências do Mar e de Ciências Económicas e Empresariais (ambos na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente).

O Instituto Politécnico de Coimbra envolve cinco escolas superiores, e quatro delas tem estado envolvidas nesta cooperação com Cabo Verde, a Escola Superior Agrária, o Instituto Superior de Contabilidade e Administração, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital e a Escola Superior de Educação. No futuro deverá ser abrangido também o Instituto Superior de Engenharia.

Integraram a delegação, além do presidente e vice-presidente do Instituto, Torres Farinha e Luísa Veiga, responsáveis das cinco escolas superiores que lhe estão agregadas.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem