As Notícias do Mundo Lusófono
 
Tudo sobre o Mundo Lusófono Votar à página principal
     Última Hora:

 
          em   
 


 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Lorosae
 » Comunidades
 » CPLP

 « Arquivo »

 


 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Manchete


Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 


 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios





 
  news  
Fradique Menezes convidado para cimeira África-Taiwan
- 11-Jul-2007 - 19:33


Taiwan vai convidar hoje oficialmente o presidente de São Tomé e Príncipe, Fradique de Menezes, a participar na cimeira África-Taiwan, marcada para Setembro, noticia a imprensa são-tomense.


O convite, refere a STP Press citando fonte diplomática, será entregue pelo ministro taiwanês dos Negócios Estrangeiros, James Huang, que hoje à tarde chega à capital são-tomense.

A cimeira de Taiwan está marcada para a segunda semana de Setembro, devendo ser convidados os chefes de Estado de todos os 53 países africanos.

Além de São Tomé, Huang visita neste périplo Burkina-Faso, Suazilândia, Gâmbia e Malaui, os países africanos mais próximos de Taiwan na disputa com a China de áreas de influência diplomática.

A STP Press relata ainda que Huang estará em São Tomé poucas horas, sendo recebido por Fradique de Menezes e pelo presidente da Assembleia Nacional, Eugénio Tiny.

O diário taiwanês United Evening News referia recentemente que o executivo de Chen Shui-bian exigiu ao Ministério dos Negócios Estrangeiros que a cimeira Taiwan tivesse a mesma dimensão que o Fórum de Cooperação África-China, no final do ano passado.

Questionado pela imprensa, Huang não confirmou a informação e negou qualquer intuito de rivalidade na organização do evento.

Entre os temas em discussão estarão a informação, saúde e desenvolvimento sustentável, segundo o chefe da diplomacia taiwanesa.

O debate será reservado aos cinco referidos países que mantêm relações diplomáticas, mas um dos dias será aberto a todos os países africanos, incluindo os mais próximos da China.

Antes de São Tomé, Huang esteve na Gâmbia, onde foi recebido pelo presidente Yahya Jammeh.

Segundo relata a imprensa local, o chefe da imprensa local manifestou o interesse de fomentar o investimento taiwanês, graças à localização estratégica do país e à participação no programa de Oportunidade para o Crescimento Económico (AGOA), patrocinado pelos Estados Unidos.


Voltar

Ver Arquivo

 
 
Participe na Lista de discussão sobre a Lusofonia
 
  Copyright © 2002 Notícias Lusófonas | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos |
design e programação