As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Manchete
Samakuva reeleito
com folgada maioria

- 19-Jul-2007 - 21:58


73,4 por cento dos delegados da UNITA preferiram renovar a confiança no actual líder, deixando Abel Chivukuvuku (26,6 por cento) à espera de nova oportunidade

O novo presidente da UNITA, Isaías Samakuva venceu com folgada maioria Abel Chivukuvuku no X congresso do partido. Presidente da UNITA desde 2003, Isaías Ngola Samakuva, chefe da equipa às negociações de paz com o governo angolano, na década de 90, apresentou-se como candidato à sua sucessão e mereceu a confiança dos delegados (mais informações ao longo das próximas horas ).


Filho de Henrique Ngola Samakuva e de Rosália Ani Ulundu, nasceu a 8 de Julho de 1946 em Silva Porto-Gare (actual Kunje), província central do Bié.

Em 1970 foi professor na missão Evangélica de Camundongo e depois fez um curso de teologia no Seminário de Dondi, onde se tornou pastor evangélico.

Ingressou na UNITA em 1974 e um ano mais tarde foi admitido como funcionário do Ministério do Trabalho, no então governo de transição de Angola.

Em 1976, devido a insegurança política retirou-se para as matas instalando-se numa das bases da UNITA na então Região Militar 25, transitando depois para a Região 45, onde ocupou o cargo de chefe de gabinete do posto de comando.

Dois anos mais tarde, Samakuva foi transferido para a Região 11 para chefiar o gabinete do então líder da UNITA, Jonas Savimbi, seguindo depois para a região do Cuando Cubango, onde passou a coordenar a logística da UNITA na denominada Frente Sul.

Em 1979 foi delegado à 12ª Conferência Anual da UNITA e eleito membro do comité central, tendo sido transferido para a África do Sul como representante do movimento liderado por Jonas Savimbi naquele país.

Casou-se com Albertina Satuala, com quem tem cinco filhos.

Já na década de 80, foi nomeado em 1984 vice-presidente da Comissão dos Negócios Estrangeiros da UNITA e, em 1986 eleito no VI congresso para o secretariado permanente e para a direcção do gabinete de Savimbi.

Entre 1989 e 1993 foi representante da UNITA no Reino Unido e, mais tarde, delegado na Europa. Depois do fracassados acordo de paz assinado em Lisboa (1991) e do protocolo de Lusaca (1994) foi constituído em Luanda o Governo de Unidade Reconciliação Nacional.

Na altura, Samakuva regressou a Angola para liderar a delegação do partido na Comissão Conjunta constituída para acompanhar a aplicação do protocolo de Lusaca.

Em 2000 foi indigitado chefe da missão externa da UNITA e, na sequência da morte Jonas Savimbi, em combate, a 22 de Fevereiro de 2002, regressou a Angola para discutir o cessar-fogo no âmbito do protocolo de Lusaca.

No IX Congresso da UNITA, realizado em 2003, foi eleito presidente, cargo que disputou com Paulo Lukamba "Gato" e Dinho Chingunji.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
Construção e optimização de  web sites - NOVAimagem  - search engine optimization
 Ligações

 Jornais Comunidades
Algarve Car Hire
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites Portugal por NOVAimagem