As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
«Kuwait Fund» financia projectos de água e saneamento em duas ilhas
- 14-May-2003 - 15:22

Cabo Verde contraiu hoje um novo crédito de 1,5 milhões de dólares americanos junto do "Kuwait Fund" para projectos de abastecimento de água e saneamento básico nas ilhas do Maio e Boavista.


Trata-se da segunda fase de um acordo com aquela instituição de crédito, que assim disponibiliza um total de 10 milhões de dólares americanos ao Estado de Cabo Verde.

De acordo com o ministro das Finanças, Planeamento e Desenvolvimento Regional de Cabo Verde, Carlos Burgo, que subscreveu o contrato, o "Kuwait Fund" já se disponibilizou para apoiar no futuro uma terceira fase do projecto para as duas ilhas.

O "Kuwait Fund" é um "financiador tradicional de projectos de desenvolvimento em Cabo Verde, nomeadamente no área das infra- estruturas", salientou Carlos Burgo, no final da assinatura do contrato.

As partes assinaram hoje uma emenda ao primeiro acordo, designadamente por já não ser necessário construir um novo dessalinizador de água na ilha da Boavista, e assinaram o acordo adicional de crédito de 1,5 milhões de dólares, que se somam aos 8,5 milhões de dólares emprestados anteriormente.

Segundo Carlos Burgo, as alterações ao acordo permitirão resolver o problema grave d o saneamento básico na vila de Santa Maria, a mais importante zona hoteleira e de serviços turísticos da ilha do Sal.

Ao reportar-se à terceira fase do projecto, o ministro salientou que Cabo Verde precisa de melhorar a sua "capacidade de absorção para poder obter mais financiamentos, o que significa que terá de haver mais rigor no cumprimento dos prazos de execução dos projectos.

Victor Fidalgo, assessor do ministro Carlos Burgo, referiu que o primeiro acordo com o "Kuwait Fund" foi assinado em 1996, mas problemas financeiros e técnicos da parte cabo-verdiana impediram que até hoje essa primeira fase ficasse concluída.

"Agora já se resolveram todos os problemas técnicos. A equipa encarregue de o executar já está a postos, e podemos avançar", explicou, recordando que um dos problemas foi a falta de pagamentos dos encargos com o serviço da dívida por parte do Estado, o que levou o financiador a suspender os desembolsos.

Victor Fidalgo referiu que o crédito do "Kuwait Fund" é concedido em condições preferenciais. Terá de ser pago em 20 anos, com quatro anos de carência, e apresenta uma taxa de juro de 1,5 por cento.

O prazo de execução dos projectos é de quatro anos.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem