Invista em Portugal, nós apoiamos
Construção de sites Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Comunidades
São Tomé e Cabo Verde debatem cooperação no ensino e ligação marítima
- 20-Aug-2007 - 16:27


Os governos de Cabo Verde e São Tomé vão discutir nos próximos dias a cooperação bilateral no Ensino, e a criação de uma ligação marítima regular entre os dois arquipélagos.


Os projectos, segundo relata hoje a imprensa são-tomense, deverão ser apresentados na comissão mista bilateral, que se reunirá à margem da visita de sete dias que o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, iniciou sexta-feira a São Tomé e Príncipe.

Das propostas em cima da mesa, segundo o jornal Tela Non, consta o envio de professores de Cabo Verde para São Tomé, e também a formação de jovens descendentes de cabo-verdianos residentes no arquipélago esta semana visitado por Neves.

Estima-se que vivam actualmente em São Tomé seis mil cabo-verdianos, descendentes dos contratados do tempo colonial, a maioria na pobreza.

Segundo escreve o jornal on-line cabo-verdiano Liberal, a comunidade é constituída sobretudo por velhos, que vivem com cerca de 75 mil dobras mensais, o equivalente a 4 euros.

"Vamos discutir com o governo de São Tomé as melhores formas de trabalharmos em comum para promovermos politicas públicas que possam beneficiar essas comunidades", disse José Maria Neves no arquipélago, citado pela imprensa local.

Na sua visita a São Tomé, José Maria Neves segue acompanhado do ministro dos Negócios Estrangeiros e da secretária de Estado da Agricultura, bem com um grupo de empresários cabo-verdianos.

Sob proposta cabo-verdiana, deverá ser ainda discutida a abertura de uma ligação marítima regular entre os dois arquipélagos, o que criaria oportunidades de exportação e, no caso de São Tomé, também de reexportação para a Europa ou Estados Unidos.

Em análise estará ainda a cooperação nas pescas, em particular na captura de atum em São Tomé, no sector farmacêutico, no turismo e na agricultura.

São Tomé vê com agrado que técnicos cabo-verdianos possam colaborar no desenvolvimento agrícola do arquipélago, nomeadamente através da realização de estágios.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
Faro Car Hire  
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona design e programação NOVAimagem - Web design, alojamento de sites, SEO