Apoio ao investimento estrangeiro em Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Brasil
Brasileiros em Portugal para discutir caso de imigrantes detidos
- 16-May-2003 - 20:33

Uma comitiva de parlamentares brasileiros da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) chega a Portugal segunda-feira para discutir com as autoridades de Lisboa a situação de brasileiros detidos por falta de visto.


Segundo declarou à Agência Lusa a deputada Zulaiê Cobra, que coordena a comitiva, cerca de 300 brasileiros estão detidos em Portugal por aquela razão.

"Recebemos informações de que brasileiros estão perdendo emprego, sendo detidos e deportados. É uma situação grave e não podemos permitir que isso aconteça entre dois países que têm um histórico de relacionamento amigável", sublinhou a coordenadora da missão.

A legislação sobre estrangeiros em vigor em Portugal determina que só podem ser legalizados os estrangeiros que possuam um visto de trabalho emitido por um consulado português no país de origem, processo que no caso do Brasil pode levar até seis meses.

Segundo dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, vivem legalmente em Portugal cerca de 55 mil brasileiros, mas estimativas não oficiais apontam para a presença de mais de 30 mil imigrantes brasileiros em situação ilegal.

De acordo com várias entidades ligadas à comunidade brasileira em Portugal - como a Embaixada do Brasil e a Casa do Brasil de Lisboa -, muitos desses imigrantes em situação de clandestinidade possuem contrato de trabalho, descontam para a Segurança Social e pagam IRS.

"Mesmo contribuindo normalmente com o erário, essas pessoas correm o risco de ser repatriadas", acrescentou a deputada Zulaiê Cobra.

A comitiva brasileira - que vai ficar em Portugal até à próxima quinta-feira, 22 de Maio - tem uma longa agenda programada para os quatro dias de visita.

Além de um encontro com o embaixador do Brasil em Portugal, José Gregori, os parlamentares brasileiros solicitaram também uma reunião com os membros das comissões de Assuntos Europeus e de Política Externa e de Defesa Nacional.

Os parlamentares brasileiros - cinco deputados e dois senadores - solicitaram audiências com o primeiro-ministro, Durão Barroso, e com o Presidente da República, Jorge Sampaio, mas ainda não há confirmação dos encontros.

A comitiva vai encontrar-se também com o presidente da Assembléia da República, Mota Amaral, tendo sido solicitada igualmente uma reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Martins da Cruz.

Está ainda previsto um encontro com a chefia do Estado-Maior General das Forças Armadas e com o secretariado-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Os parlamentares brasileiros contam também encontrar-se com membros da comunidade de imigrantes brasileiros em Portugal.

Em audiência pública da Comissão de Relações Exteriores, em Brasília, no passado dia 24 de Abril, o subsecretário de Assuntos Políticos do Itamaraty, embaixador Gilberto Sabóia, afirmou que a embaixada brasileira em Lisboa desconhece denúncias sobre a existência de brasileiros a viver em condições sub-humanas em Portugal.

O director-geral do Departamento Consular, Jurídico e de Assistência a Brasileiros no Exterior, embaixador Adolf Libert Westphalen, durante a audiência, disse ainda que 167 brasileiros estão actualmente a cumprir pena em Portugal, a maioria por tráfico de drogas.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 

Find Your Rental Car
 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal / Brasil por NOVAimagem