Invista em Portugal, nós apoiamos
Construção de sites Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Comunidades
Portugueses receiam perda de direito a propriedade privada na Venezuela
- 23-Sep-2007 - 13:16


O receio de que a reforma constitucional elimine direitos como o da propriedade privada foi um dos temas principais de uma reunião entre um grupo de deputados afectos ao regime do presidente Hugo Chávez e elementos da comunidade portuguesa.


A troca de impressões teve lugar durante uma "sessão de debate sobre a reforma constitucional", promovida pela Assembleia Nacional, que se realizou junto a uma das entradas do parlamento e na qual participaram membros das comunidades europeias (portuguesa, espanhola e italiana).

O deputado Carlos Escarrá respondeu às perguntas da comunidade lusa, que assentaram principalmente no receio de perder o direito à propriedade privada e na insegurança.

Escarrá explicou que o artigo 115 da Carta Magna actual "tem um erro" ao estipular que "toda pessoa tem direito ao uso, gozo, desfruto e disposição dos seus bens" porque "os atributos da propriedade são uso, gozo e disposição" e "gozo e desfrute são a mesma coisa".

O deputado sublinhou que "nenhuma Constituição do Mundo constitucionaliza os atributos da propriedade" e que com a inclusão da palavra desfrute "se criava um erro jurídico" com "consequências jurídicas que poderiam ser realmente graves para a propriedade venezuelana".

Escarrá explicou que a reforma constitucional proposta pelo presidente Hugo Chávez estipula que "se reconhecem e garantem as diferentes formas de propriedade" entre elas a "privada, aquela que pertence a pessoas naturais ou jurídicas e que se reconhece sobre bens de uso e consumo e meios de produção legitimamente adquiridos".

Segundo Carlos Escarrá "o uso, gozo e disposição, já estão de maneira clara e sempre estiveram no (artigo) 539 do Código Civil".

"Em matéria de direito, dos direitos dos cidadãos, posso fazer tudo aquilo que não esteja expressamente proibido. Em nenhum momento a Constituição (reforma) proíbe o uso, gozo ou disposição da propriedade privada", sublinhou.

No seu entender, "as perguntas (da comunidade portuguesa) são coincidentes porque a linha dos meios de comunicação privados, também é coincidente".

"Têm um primeiro eixo que é a propriedade privada, um segundo o Banco Central (autonomia), um terceiro que são os sistemas de produção e de vez em quando a geometria do poder", concluiu.

O presidente Hugo Chávez entregou ao parlamento, a 15 de Agosto, uma proposta para reformar 33 dos 350 artigos da Constituição Nacional, prevendo, entre outras mudanças, introduzir novos conceitos de propriedade, pública, social (comunal ou estatal), colectiva e privada.

A não inclusão da palavra "disposição" ou "desfrute" tem levantado interrogantes junto da comunidade lusa principalmente perante a possibilidade de estarem a ser eliminados alguns direitos.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
Faro Car Hire  
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona design e programação NOVAimagem - Web design, alojamento de sites, SEO