| Pesquisar |
|
|
| Notícias |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
| Canais |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Siga-nos no
Receba as nossas Notícias

Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui |
|
| Serviços |
»
»
»
»
»
|
|
|
| |
Conversas
no
Café Luso |
|
|
|
|
Entrevista
|
|
Fidel aparece em fotografia durante encontro com Eduardo dos Santos
- 23-Sep-2007 - 17:56
O líder cubano, Fidel Castro, a convalescer há 14 meses de uma doença intestinal grave que o mantém afastado do poder, recebeu o presidente angolano, José Eduardo dos Santos, aparecendo ambos numa fotografia publicada hoje pela imprensa cubana.
O diário oficial Juventud Rebelde publica a fotografia dos dois políticos a apertarem as mãos, com Fidel, sorridente, vestido de fato de treino, com uma camisola com as cores da bandeira cubana e umas calças "Adidas".
"Pude vê-lo (Castro) a recuperar, está forte, com boa disposição e transmiti-lhe os votos do povo angolano de recuperação rápida", declarou o chefe de Estado angolano aos meios de comunicação cubanos, após um encontro no sábado à tarde.
Os dois líderes reuniram-se durante quase duas horas para "aprofundar as relações bilaterais" entre Cuba e Angola, indica um comunicado oficial.
Os dois dirigentes lembraram os estreitos vínculos existentes entre os dois países e trocaram pontos de vista sobre a situação actual em Cuba e Angola e as oportunidades de aprofundar as relações bilaterais, diz o comunicado divulgado pelo Juventud Rebeld.
"Os complexos problemas com que é confrontada hoje a humanidade e que afectam fundamentalmente os países mais pobres" foram também tema de discussão entre os dois políticos, diz ainda o texto, indicando que Eduardo dos Santos "realçou o valor da presença internacionalista cubana em áfrica e as lutas conjuntas para preservar a independência de Angola".
José Eduardo dos Santos terminou hoje uma visita oficial de três dias a Cuba, durante a qual se reuniu com o presidente interino Raul Castro e outros responsáveis do governo e assistiu à assinatura de dez acordos e memorandos de entendimento nas áreas da educação, saúde, científica e desportiva, construção e turismo, entre outros.
Cuba apoiou Angola durante a guerra civil enfrentada pelo país entre 1975 e 2002, tendo Havana enviado forças militares para ajudar o regime de Luanda contra os combatentes da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), que eram apoiados por soldados do antigo regime do apartheid sul-africano.
Fidel Castro, 81 anos, teve de delegar o poder no seu irmão mais novo, Raúl, em 31 de Julho de 2006, devido a uma doença intestinal cujos detalhes não foram divulgados.
A televisão oficial da ilha transmitiu sexta-feira uma entrevista de uma hora com o líder cubano, na qual Fidel Castro conjecturou sobre as questões internacionais e aludiu aos rumores em torno da sua saúde, que se tinham agravado nas últimas semanas devido à ausência de imagens suas durante mais de três meses.
"Aqui estou, não estou moribundo, mas ninguém sabe qual o dia em que morrerá", ironizou Castro durante a entrevista.
O líder da revolução cubana não aparece em público desde 26 de Julho de 2006, e a sua longa convalescença apenas foi vista nesse período em fotografias e vídeos.
Durante este período, Castro recebeu várias visitas do presidente a Venezuela, Hugo Chávez, o seu principal parceiro económico e aliado político, e os mandatários da Bolívia, Evo Morales, e da Nicarágua, Daniel Ortega.
Em Setembro do ano passado, a doença impediu-o de participar na cimeira do Movimento de Países Não-Alinhados que teve lugar em Havana, mas recebeu algumas das personalidades participantes, como o secretário-geral da ONU, Kofi Annan.

Ver Arquivo
|
|
 |
| |
|
| |
|
|
|
|
|