Anuncie no Noticias Lusofonas e promova a sua empresa em todo o mundo de lingua portuguesa
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Entrevista
Fidel aparece em fotografia durante encontro com Eduardo dos Santos
- 23-Sep-2007 - 17:56


O líder cubano, Fidel Castro, a convalescer há 14 meses de uma doença intestinal grave que o mantém afastado do poder, recebeu o presidente angolano, José Eduardo dos Santos, aparecendo ambos numa fotografia publicada hoje pela imprensa cubana.


O diário oficial Juventud Rebelde publica a fotografia dos dois políticos a apertarem as mãos, com Fidel, sorridente, vestido de fato de treino, com uma camisola com as cores da bandeira cubana e umas calças "Adidas".

"Pude vê-lo (Castro) a recuperar, está forte, com boa disposição e transmiti-lhe os votos do povo angolano de recuperação rápida", declarou o chefe de Estado angolano aos meios de comunicação cubanos, após um encontro no sábado à tarde.

Os dois líderes reuniram-se durante quase duas horas para "aprofundar as relações bilaterais" entre Cuba e Angola, indica um comunicado oficial.

Os dois dirigentes lembraram os estreitos vínculos existentes entre os dois países e trocaram pontos de vista sobre a situação actual em Cuba e Angola e as oportunidades de aprofundar as relações bilaterais, diz o comunicado divulgado pelo Juventud Rebeld.

"Os complexos problemas com que é confrontada hoje a humanidade e que afectam fundamentalmente os países mais pobres" foram também tema de discussão entre os dois políticos, diz ainda o texto, indicando que Eduardo dos Santos "realçou o valor da presença internacionalista cubana em áfrica e as lutas conjuntas para preservar a independência de Angola".

José Eduardo dos Santos terminou hoje uma visita oficial de três dias a Cuba, durante a qual se reuniu com o presidente interino Raul Castro e outros responsáveis do governo e assistiu à assinatura de dez acordos e memorandos de entendimento nas áreas da educação, saúde, científica e desportiva, construção e turismo, entre outros.

Cuba apoiou Angola durante a guerra civil enfrentada pelo país entre 1975 e 2002, tendo Havana enviado forças militares para ajudar o regime de Luanda contra os combatentes da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), que eram apoiados por soldados do antigo regime do apartheid sul-africano.

Fidel Castro, 81 anos, teve de delegar o poder no seu irmão mais novo, Raúl, em 31 de Julho de 2006, devido a uma doença intestinal cujos detalhes não foram divulgados.

A televisão oficial da ilha transmitiu sexta-feira uma entrevista de uma hora com o líder cubano, na qual Fidel Castro conjecturou sobre as questões internacionais e aludiu aos rumores em torno da sua saúde, que se tinham agravado nas últimas semanas devido à ausência de imagens suas durante mais de três meses.

"Aqui estou, não estou moribundo, mas ninguém sabe qual o dia em que morrerá", ironizou Castro durante a entrevista.

O líder da revolução cubana não aparece em público desde 26 de Julho de 2006, e a sua longa convalescença apenas foi vista nesse período em fotografias e vídeos.

Durante este período, Castro recebeu várias visitas do presidente a Venezuela, Hugo Chávez, o seu principal parceiro económico e aliado político, e os mandatários da Bolívia, Evo Morales, e da Nicarágua, Daniel Ortega.

Em Setembro do ano passado, a doença impediu-o de participar na cimeira do Movimento de Países Não-Alinhados que teve lugar em Havana, mas recebeu algumas das personalidades participantes, como o secretário-geral da ONU, Kofi Annan.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Construção de Sites Algarve por NOVAimagem