| Pesquisar |
|
|
| Notícias |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
| Canais |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Siga-nos no
Receba as nossas Notícias

Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui |
|
| Serviços |
»
»
»
»
»
|
|
|
| |
Conversas
no
Café Luso |
|
|
|
|
Brasil
|
|
Ministro Gilberto GIl visita Angola e dá três espectáculos em Luanda
- 21-May-2003 - 15:45
O ministro da Cultura do Brasil, Gilberto Gil, visita Angola entre 26 e 30 do corrente mês para assinar com o governo de Luanda um memorando de entendimento visando criar uma comissão cultural mista, disse o ministro à Lusa.
A comissão será encarregada de identificar as possibilidades de parceria e traçar projectos de cooperação cultural entre o Brasil e Angola.
"São muitas as áreas em que o Brasil pode contribuir com Angola, para a restauração da sociedade angolana no pós- guerra, fortalecendo os laços históricos naturais que Angola tem com o Brasil, na formação do nosso povo e da nossa cultura", disse Gilberto Gil à Agência Lusa.
O ministro brasileiro afirmou ainda que a visita a Luanda faz parte da estratégia do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de intensificar as relações do Brasil com o continente africano.
"O ministro das Relações Exteriores (Celso Amorim), que acaba de voltar de uma viagem a África, é entusiasta dessa nova posição brasileira, e nós, do Ministério da Cultura, somos estratégicos para isso", acrescentou Gilberto Gil.
Entre as áreas de parceria possível, destacam-se as de património e cinema.
O ministro referiu que o Brasil pode oferecer cooperação técnica para revitalizar museus e salas de cinema em Angola.
Gilberto Gil chega a Luanda na noite do dia 25 e no dia seguinte terá um encontro privado com o ministro da Cultura de Angola, Boaventura Cardoso, antes da reunião de trabalho das delegações dos dois países.
Gilberto Gil visita depois a embaixada do Brasil em Luanda e tem audiências com os ministros angolanos dos Negócios Estrangeiros, da Educação e da Juventude e Desportos.
Ainda no mesmo dia o ministro Gilberto Gil inaugura uma mostra de cinema brasileiro.
Na terça-feira, Gilberto Gil visita os museus de Antropologia e de História Natural, anunciando então a disposição do Brasil de participar na recuperação do património histórico e cultural de Angola.
Os ministros Gilberto Gil e Boaventura Cardoso assinam no dia 27 o memorando destinado a criar a comissão cultural mista, seguindo-se uma conferência de imprensa.
Na noite do mesmo dia, Gilberto Gil receberá uma homenagem de artistas e intelectuais angolanos no Centro Quilamba, em Luanda.
Além do seu programa oficial, Gilberto Gil dará também três espectáculos em Angola, nos dias 28, 29 e 30 de Maio.
Gilberto Gil regressa ao Brasil no dia 31 para seguir a 04 de Junho para Assunção, onde vai participar na reunião dos ministros da Cultura do Mercosul.

Ver Arquivo
|
|
 |
| |
|
| |
|
|
|
|
|