As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Rede de cantinas escolares é exemplo a aplicar na região
- 22-May-2003 - 14:45

Cabo Verde está "anos-luz à frente dos restantes oito países da região do Sahel, em termos de promoção da saúde e da nutrição escolares", considerou quarta- feira a representante do Programa Alimentar Mundial (PAM) na Cidade da Praia.


Sonsoles Ruedas fez, dessa forma, a avaliação do funcionamento das cantinas escolares e dos programas de saúde desenvolvidos nas escolas, e considerou que esses resultados devem-se a uma "boa parceria existente entre o PAM, o governo e a sociedade civil".

A oportunidade para o balanço foi um Atelier Nacional de Parcerias para a Saúde e Nutrição Escolares, realizado quarta- feira na capital do arquipélago pelo PAM e pelo Instituto Cabo- verdiano de Acção Social Escolar (ICASE), responsável pela gestão das cantinas escolares.

A experiência cabo-verdiana, pelos resultados conseguidos, deve, no entender daquela responsável, "ser popularizada", de forma a que os restantes países do Sahel possam, "a partir de um modelo que funcione, montar as suas redes de cantinas e programas eficazes de saúde escolar".

Nessa perspectiva, será realizada em Setembro em Dakar, no Senegal, uma conferência ministerial com a finalidade de traçar um plano de acção no domínio das cantinas e saúde escolares e, de acordo com a representante do PAM, a contribuição será, justamente, o documento final deste atelier da Cidade da Praia.

Em relação a Cabo Verde, Sonsoles Ruedas adiantou que os números são claros, mas mais do que isso, no seu entender, é "a qualidade a qualidade que vem sendo patenteada que deve ser valorizada".

As cantinas escolares, estimou, cobrem "cem por cento das escolas primárias de Cabo Verde e cerca de 60 por cento dos jardins infantis, e a ideia é conseguir, no futuro, resultados ainda melhores".

O atelier de hoje reconheceu, nas suas conclusões, "avanços palpáveis" na cobertura e funcionamento das cantinas escolares em Cabo Verde, bem como no desenvolvimento dos programas de saúde nos estabelecimentos de ensino.

Quanto a recomendações, propôs o alargamento das cantinas e dos programas aos jardins infantis privados mais carenciados, assim como o melhoramento do cabaz alimentar destinado às crianças.

Reconhecendo que as estruturas funcionam com base numa "forte cadeia de solidariedade", as recomendações apontam para o estabelecimento de cadastros dos parceiros sociais, bem assim o estabelecimento de incentivos fiscais às empresas que apoiam.

Incentivar a contribuição dos pais e encarregados de educação, o estabelecimento de um plano integrado nacional, melhorar a coordenação entre os ministérios da saúde e da educação e a criação de hortos escolares em todas as escolas são, igualmente metas apontadas como atingíveis.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem