As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Cooperação com Canárias para desenvolvimento turístico
- 23-May-2003 - 14:33

Cabo Verde assinou com o governo autónomo das Canárias (Espanha) um acordo de parceria técnica para o desenvolvimento turístico de duas ilhas cabo-verdianas, do Maio e Boavista.


O acordo assinado esta semana, cuja vigência depende da aprovação de um financiamento pela União Europeia, prevê uma dotação de 500 mil euros, sendo 382.500 euros correspondentes à esperada ajuda do FEDER (fundo comunitário).

No documento, a que a agência Lusa teve acesso, as entidades signatárias, os institutos públicos Promoções Exteriores das Canárias (PROEXCA) e o Centro de Promoção do Turismo, do Investimento e das Exportações (PROMEX), de Cabo Verde, comprometem-se a disponibilizar para o projecto, respectivamente, 67.500 euros e 50.000 euros.

A vigência do acordo, segundo o articulado do documento, "está condicionada à aprovação da candidatura do projecto financiado no âmbito do PIC INTERREG III B +Espaço Açores-Madeira-Canárias+".

No âmbito do acordo será criada uma comissão mista, com dois elementos de cada organismo signatário, assumindo o PROEXCA a função de "Chefe de Fila", que será o "responsável financeira e juridicamente pela totalidade do projecto".

Este acordo de parceria transnacional enquadra-se no âmbito da cooperação Canárias-Cabo Verde no quadro da assistência técnica para o desenvolvimento turístico das ilhas do Maio e Boavista.

Aquelas duas ilhas cabo-verdianas são apontadas como tendo grandes potencialidades turísticas, e as intenções de investimento, designadamente de italianos e alemães, têm evidenciado essa vocação.

Dotadas de extensas praias de areia branca, e com uma densidade populacional muito baixa, têm um ecossistema peculiar, que pode ser aproveitado para o turismo natural.

Estas duas ilhas, em especial a da Boavista, com extensas e desérticas praias, são escolhidas anualmente para a nidificação de tartarugas Caretta caretta, o que transforma Cabo Verde no principal ponto de procriação do Atlântico Norte, e um dos cinco principais no mundo.

Para as ilhas do Sal, Boavista e Maio o governo está a preparar a criação de uma sociedade de desenvolvimento turístico, e o ministro da Economia, Crescimento e Competitividade revelou quinta-feira à Agência Lusa que espera ter o respectivo decreto-lei aprovado em Conselho de Ministros na primeira quinzena de Junho.

O diploma legal e os estatutos da futura sociedade já estão elaborados, e neste momento está a ser ultimada a "incorporação de contribuições recolhidas junto de departamentos que tem a ver com essa matéria", explicou Avelino Bonifácio Lopes.

Actualmente, a ilha do Sal, onde se localiza o aeroporto internacional Amílcar Cabral, é a mais turística do arquipélago, mercê de forte investimentos hoteleiros, nomeadamente de origem italiana.

Um grupo empresarial espanhol, em 2002, assinou com o Governo de Cabo Verde um protocolo para um investimento de 28,7 milhões de dólares numa unidade hoteleira em Ponta Preta, ilha do Sal.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem