As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Biocombustível pode ser solução para agricultura, diz Pedro Pires
- 20-Nov-2007 - 17:35


O Presidente cabo-verdiano, Pedro Pires, defendeu hoje que a produção de biocombustível pode ser "uma nova oportunidade para a agricultura e silvicultura" de África, sem pôr em causa a segurança alimentar.


Falando em Roma na 34ª conferência da Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), Pedro Pires assinalou que vastas áreas do continente africano não são utilizadas para a produção de alimentos, por dificuldades climatéricas e geológicas.

"Estou em crer que alternativas tecnológicas podem viabilizar a cultura de espécies adaptadas a esses climas para a produção de biocombustíveis. Evitava-se assim que terrenos apropriados para a produção de alimentos fossem ocupados e transformados em extensas monoculturas de espécies destinadas à produção do etanol ou do biodiesel", afirmou.

O Presidente de Cabo Verde está esta semana em Itália, para onde viajou a convite da FAO, e falava hoje numa conferência especial sobre Florestas e Energia, altura em que aproveitou também para dizer que, face às tendências altistas do mercado das matérias-primas agrícolas, a segurança alimentar e o direito à alimentação pelas populações mais pobres do planeta são "prioridades incontornáveis da agenda internacional".

"E, por tudo isso, considero que não é tempo de pensar na ´desactivação´ da FAO, pois, mantém-se como uma instituição essencial para a materialização de certos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio, com os quais a comunidade internacional está altamente comprometida", defendeu.

Até recentemente, afirmou, as grandes preocupações eram a desertificação, a reflorestação e a erradicação da fome e da pobreza, sendo que agora "a crise energética e a busca de saídas e alternativas para a sua superação tendem a dominar a agenda internacional, a influenciar a definição de prioridades e urgências quanto ao nosso futuro próximo".

Uma das alternativas, defendeu, pode ser o biocombustível, desde que a sua produção "não concorra com a produção agrícola para alimentação humana, não ponha em causa a segurança alimentar para todos, nem contribua para a destruição das florestas primárias, e se faça com as devidas precauções sociais e ambientais".

Entre 1990 e 2005, alertou, o mundo perdeu cerca de 3 por cento da superfície florestal, registando-se actualmente evoluções contraditórias: em África e na América do Sul e Central registam-se os maiores desmatamentos, na Europa e Ásia regista-se, em sentido inverso, o crescimento das áreas florestadas.

Os países que mais desmataram entre 2000 e 2005, segundo uma pesquisa da FAO sobre a Situação das Florestas no Mundo, foram a Indonésia, México, Papua-Nova Guiné e Brasil. A África que concentrava 16 por cento das florestas mundiais, perdeu 9 por cento.

No continente africano, "a segurança alimentar, a par do acesso à água potável e ao saneamento básico", são objectivos prioritários, agora e no futuro, disse Pedro Pires.

E concluiu: "É indispensável o ordenamento das ricas bacias hidrográficas africanas, importante meio de integração económica, e o desenvolvimento de infra-estruturas hidro-agrícolas, acompanhados pela formação dos agricultores, pela modernização das práticas e tecnologias agrícolas e pelo aumento da produtividade e da segurança da produção, oferecendo, assim, alternativas de prosperidade e dignidade ao continente".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem