As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 as notícias da lusofonia
 Pesquisar
 
          em   
Airbnb
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
 Colunistas
Eugénio Costa Almeida



Em Angola a iliteracia continua…


Como há dias escrevia Orlando Castro, em comentário a um apontamento meu, no Pululu, sobre a questão das situações “pouco lógicas” devido a “baixo nível académico” das autoridades policiais angolanas, como afirma, ou acusa, o Ministro do Interior, “um diploma universitário não significa, nem em Angola nem em qualquer outro país, competência”.


Pois a iliteracia – como eu então lhe chamei –, ou as “acções «pouco lógicas»” da Polícia – leia-se a sua falta de capacidade em gerir conflitos – continuam. Desta vez, e para não variar, o alvo – para não variar, dizia, – foi um membro da Comunicação Social, no caso um correspondente da Rádio Ecclésia de Angola (Emissora Católica) – aquela que continua a não ter hipóteses de se expandir pelo resto do País… porque será? e em vésperas de eleições? –, na província do Namibe, terá sido agredido e detido pela Polícia Nacional quando cobria uma manifestação de populares nas imediações do mercado 5 de Abril, da cidade portuária do Namibe, resultante da operação “Tango”, iniciada em Luanda, e que visa desmobilizar os vendedores ambulantes que andam pelos mercados informais.

O crime de Armando Chicoca, o jornalista, foi estar no sítio errado à hora errada – na perspectiva da Polícia, ou no melhor local, na perspectiva da informação – e ter visto a polícia a disparar para o ar – ao menos isso, já há, parece, alguma formação – para dispersar a multidão que acabou por alvejar a autoridade com pedras.

Mas isso não impediu que, em vésperas de Natal, um jornalista angolano – mais um – tenha sido detido por um superintendente da Polícia Municipal, sob acusação de “não sei qual”, e, como afirmou o jornalista ao Club-K, levar “um golpe no pescoço; fui maltratado como que se fosse um criminoso; brutal e totalmente maltratado…” o que torna o jornalista numa pessoa “muito triste” ao verificar que “depois de trinta e tal anos de Independência e cinco anos de Paz; na Província do Namibe, ainda pratica-se o terrorismo…”.

Entretanto o semanário Folha8 foi intimado a pagar 100 mil dólares à D. Ana Paula dos Santos, insigne esposa do senhor Presidente de Angola por ter noticiado – segunda a própria, foi uma difamação –, em 2004, que a mesma seria proprietária de uma clínica privada, a clínica Multiperfil. Na altura, a 1ª dama exigiu um pedido de desculpas e uma publicação do direito de resposta ao jornal que o fez; 3 anos depois aí está o veredicto do Tribunal. A uns, demora-se o direito à Justiça – como é, ou será, neste caso, – a outros é quase de imediato…

Em vésperas de eleições, previstas para Setembro do próximo ano, estes factos deixam-nos um grave e bem definido amargo de boca sobre como poderá decorrer a campanha eleitoral!

A todos os Lusófonos, e aos Angolanos em particular, um Bom Natal e Feliz Dia de Família.

24-dez-2007
elcalmeida@gmail.com
http://elcalmeida.com



Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos

Voltar

Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona design e programação NOVAimagem - Web design, alojamento de sites, SEO