Apoio ao investimento estrangeiro em Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Brasil
Brasil aguarda resposta de Maputo sobre fábrica medicamentos anti-SIDA
- 2-Jun-2003 - 19:51

O governo brasileiro anunciou hoje que aguarda uma resposta oficial de Moçambique para desenvolver o projecto de criação em Maputo de uma fábrica de anti-retrovirais para portadores do vírus da SIDA.


"Assim que recebermos uma manifestação do governo moçambicano, vamos marcar uma missão ao país para avaliar a viabilidade e os custos da construção da fábrica", disse à Agência Lusa o assessor para a cooperação externa da Coordenação Nacional de DST/SIDA do Ministério da Saúde, Paulo Meireles.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, propôs em Maio, quando visitou Maputo, a reconversão do remanescente da dívida externa de Moçambique com o Brasil - cerca de 20 milhões de dólares (17 milhões de euros) - e a utilização da verba na construção de uma fábrica de anti-retrovirais naquele país, com tecnologia brasileira.

Paulo Meireles disse à Lusa que os moçambicanos pretendem reconstruir uma antiga fábrica de aspirinas, que foi destruída durante a guerra civil, com um anexo destinado ao fabrico de medicamentos anti- retrovirais.

"Acredito na possibilidade de laboratórios brasileiros privados, responsáveis pela produção de anti-retrovirais, se interessarem em comprar títulos da dívida moçambicana para investir nos equipamentos da fábrica", disse.

De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, há mais de 40 milhões de pessoas infectadas em todo o mundo pelo vírus HIV, 80% das quais na África Subsaariana.

Os brasileiros desenvolvem actualmente dois projectos com Moçambique ligados ao combate da SIDA.

O primeiro, que começou em 2000, destina-se a formar pessoal técnico nas áreas de prevenção, assistência e preparação de material educativo, com o apoio da UNAIDS, programa das Nações Unidas para o HIV/AIDS.

O outro projecto, em parceria com a Fundação Ford, que concedeu 200 milhões de dólares para o seu desenvolvimento, prevê a gestão de programas sobre HIV/SIDA, o fortalecimento da área de assistência e tratamento e o envolvimento da sociedade civil na luta contra a epidemia.

No âmbito desse programa, Moçambique também vai receber do Brasil, juntamente com outros nove países, medicamentos anti- retrovirais para o tratamento de 100 portadores de HIV e SIDA, durante um ano, e a transferência de tecnologia para projetos-piloto.

O acordo foi assinado entre o Brasil e Moçambique em Maio, durante a visita do ministro das Relações Exteriores Celso Amorim a Maputo.

O Brasil fornece tratamento para aproximadamente 150 mil pessoas infectadas pelo HIV e o governo estima que, desde 1996, a mortalidade provocada pela SIDA foi reduzida no Brasil em quase 50%.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 

Find Your Rental Car
 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal / Brasil por NOVAimagem