As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Cruz Vermelha Portuguesa quer cooperar com congénere moçambicana
- 6-Jun-2003 - 14:34

A presidente da Cruz Vermelha de Portugal (CVP), Maria Barroso, renovou hoje junto do Presidente moçambicano, Joaquim Chissano, o compromisso da sua instituição de cooperar com Moçambique na área do apoio humanitário.


Falando à Agência Lusa momentos após uma audiência de cerca de uma hora com o presidente moçambicano, Maria Barroso afirmou que transmitiu a Joaquim Chissano "a firme vontade de Portugal de estreitar as relações com Moçambique na vertente do apoio humanitário".

"Apesar das nossas próprias limitações, estaremos sempre dispostos a cooperar com Moçambique no campo do apoio humanitário, tal como o fizemos no passado, sendo testemunho disso o nosso envolvimento no apoio às vítimas das cheias do ano 2000", sublinhou Maria Barroso.

A ex-primeira dama de Portugal, que se encontra em Maputo a participar no fórum anual das sociedades da Cruz Vermelha da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CVCPLP), que decorre desde quinta-feira, afirmou ter ainda realçado, no encontro com o presidente moçambicano, a importância do fortalecimento da cooperação entre as instituições de apoio humanitário da CPLP.

"Informei o presidente do nosso empenho no reforço das relações entre as sociedades da CVCPLP, o que ele retribuiu com um profundo e sincero apreço pelas acções que estamos a desenvolver nesse sentido", afirmou Maria Barroso.

A presidente da CVP disse que o presidente moçambicano congratulou-se com o importante papel que as instituições de apoio humanitário desenvolveram no auxílio à população vítima do conflito armado em Moçambique, que devastou o país durante cerca de 16 anos, e no socorro às vítimas das calamidades naturais, que afectam o país, de forma cíclica.

" O presidente Chissano lembrou vivamente o papel vital que a Cruz Vermelha, sem distinção da sua proveniência, tem desenvolvimento no campo humanitário, realçando o envolvimento da instituição nos mais recentes dramas humanitários, tais como os terramotos na Turquia e na Argélia", sublinhou.

No Fórum Anual das Sociedades das CVCPLP, que se prolonga até domingo, estão em discussão temas como a intervenção das instituições de apoio humanitário nos programas de combate à SIDA, saúde, apoio aos emigrantes e auto-suficiência financeira das CVCPLP, devendo ser aprovado um plano de acção conjunto.

Participam no evento, além de Portugal e do país anfitrião, as organizações da Cruz Vermelha de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem