Anuncie no Noticias Lusofonas e dê a conhecer a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Angola
Luanda desconhece possibilidade de navio chinês atracar no país
- 21-Apr-2008 - 18:29


O Ministério das Relações Exteriores (MIREX) de Angola afirmou hoje desconhecer que um navio chinês com armamento para o Zimbabué impedido de atracar na África do Sul e em Moçambique tenha como destino portos angolanos.


Em declarações à Agência Lusa em Luanda, o director da Divisão África e Médio Oriente do MIREX, Mário Feliz, disse não ter a "mínima informação" sobre a viagem do navio chinês para Angola.

A informação de que Angola é o destino do navio de pavilhão chinês foi dada domingo pelo ministro dos Transportes e Comunicações moçambicano, Paulo Zucula, à agência noticiosa Reuters, depois de Moçambique e a África do Sul terem impedido a embarcação de atracar em portos nacionais.

"Sabemos que o registo do seu próximo destino explicita Luanda porque não permitimos que penetrasse em águas moçambicanas sem diligências prévias", disse Paulo Zucula.

A cadeia televisiva norte-americana CNN avançou por seu lado que, segundo o Departamento Sul-africano de Transportes, o navio tem como destino o porto de Luanda.

A embarcação abandonou águas sul-africanas na sexta-feira, depois de um tribunal de Durban ter recusado que as armas fossem transportadas através do país para o Zimbabué.

Entre as armas transportadas em seis contentores, encontram-se milhões de munições de vários calibres, com predominância do utilizado nas espingardas automáticas AK-47, RPG (morteiros com autopropulsão) e granadas de morteiro.

No entanto, o responsável pela Divisão África e Médio Oriente do MIREX, afirmou não ter "a mínima informação" sobre a viagem do navio para portos angolanos.

Justino Pinto de Andrade, um dos mais respeitados analistas políticos em Angola, alertou entretanto, em declarações à Lusa, que Luanda "correria sérios riscos" de ver a sua reputação "muito beliscada" ao envolver-se num processo de "previsível violência" no Zimbabué, tendo em conta a crise política desencadeada com as eleições gerais de 29 de Março.

Justino Pinto de Andrade recordou que Angola "não pode deixar, apesar das relações que tem com Harare e com Pequim, colocar sob suspeita o seu próprio processo de reconciliação interna por causa desta questão".

"Mas isso não significa que o barco chinês não se possa dirigir a Luanda para, por exemplo, abastecer ou outro tipo de apoio relativo à sua navegação. Coisa diferente seria descarregar o armamento", sublinhou.

A ocorrer o descarregamento do navio chinês em Luanda, a viagem para o Zimbabué implicaria atravessar todo o território angolano, cerca de 2000 quilómetros, via Malange, Saurimo, na Lunda Sul, Luena (Moxico) e depois entrar na Zâmbia pelo Alto Zambese, próximo de Cazondo, ou, mais a sul, via Luvuei e Ninda.

A partir daqui, já em território da Zâmbia e utilizando a via mais curta, a carga passaria pela cidade de Mongu e depois, até à fronteira com o Zimbabué, por Livingstone.

Tendo em conta o mau estado de grande parte destas vias em Angola e a época das chuvas, que deixa alguns destes troços praticamente intransitáveis, só para chegar à fronteira com a Zâmbia, na província do Moxico, os camiões com os contentores poderiam necessitar de duas semanas de viagem.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
 



 Ligações

 Jornal de Angola
 Sindicato dos Jornalistas
 AngolaPress - Angop
 Televisão de Angola
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Angola por NOVAimagem