Anuncie no Noticias Lusofonas e promova a sua empresa em todo o mundo de lingua portuguesa
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Entrevista
Seis novos furos a abrir em 2009 na Zona Desenvolvimento com Nigéria
- 28-Apr-2008 - 14:22


O presidente da Zona de Desenvolvimento Conjunto (ZDC) São Tomé e Príncipe - Nigéria, Jorge dos Santos, anunciou hoje que a prospecção de petróleo em quatro dos blocos já adjudicados vai avançar em 2009 com seis novos furos.


"Estão a ser feitos intensos esforços para assegurar plataformas de prospecção off-shore a grandes profundidades, para a perfuração destes blocos", afirmou Jorge dos Santos, numa cerimónia na Universidade de Abuja, Nigéria, citado pela Agência de Informação Africana (APA).

Dos seis blocos adjudicados na ZDC, quatro têm já assinados contratos de partilha de produção: Bloco 1 (operado pela norte-americana Chevron), 2 (Sinopec), 3 (Anadarko) e 4 (Addax).

Os actuais máximos históricos do preço do petróleo têm levado a uma "corrida" ao equipamento de pesquisa, tornando mais difícil o arranque de trabalhos em várias zonas do globo.

A Addax, parceira da chinesa Sinopec, afirmou recentemente que a pesquisa nos blocos 2, 3 e 4 deveria arrancar até final deste ano, com a abertura de 10 furos.

A petrolífera com sede na Suíça comprou no início do ano a participação da norte-americana Exxon Mobil no Bloco 1, da qual passou também a ser o segundo maior accionista, com 40 por cento do capital.

O Bloco 1 foi o primeiro a ser perfurado, no furo Obo-1, onde foram detectados vestígios de hidrocarbonetos, em 2006.

Em Abuja, Jorge dos Santos adiantou ainda que os dois concursos para atribuição de licenças petrolíferas permitiram a arrecadação de 400 milhões de dólares (256 milhões de euros) para os dois países, sobretudo através de bónus de assinatura.

Santos falava durante a cerimónia de entrega de 22 computadores à universidade nigeriana, no âmbito das acções de responsabilidade social da Anadarko.

Na semana passada, em entrevista à Lusa, o primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, afirmou que até Dezembro o novo concurso de adjudicação de blocos petrolíferos na zona económica exclusiva são-tomense estará em condições para arrancar, o que poderá vir a acontecer só em 2009.

"Temos de ver o que os outros países estão a fazer, ver quais são as rondas de licenças previstas em Angola, Nigéria, no Golfo da Guiné. Temos de escolher o momento certo. Não tem muito a ver com o nosso nível de preparação", frisou.

"Até ao fim do ano estaremos prontos em termos de dados, documentação, e depois temos de escolher em função dos orçamentos das empresas de petróleo e oferta no golfo da Guiné qual é o momento mais oportuno", afirmou Trovoada.

Esta semana, a empresa responsável pelos estudos sísmicos na zona económica exclusiva são-tomense estará em São Tomé, e uma vez concluída esta fase será necessário a habitual promoção do concurso nas principais "praças" petrolíferas mundiais.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Construção de Sites Algarve por NOVAimagem