As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Pedro Pires no Brasil para perspectivar reforço da cooperação
- 7-Jun-2003 - 18:23

O presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, partiu hoje para o Brasil, onde pretende avaliar as possibilidades de reforço da cooperação com aquele país sul-americano e com os países da CPLP.


Pedro Pires vai participar no Fórum Brasil-África e num encontro empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo também agendados encontros privados com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e os ministros das Relações Exteriores e da Educação brasileiros.

"É uma oportunidade de interesse para Cabo Verde, na medida em que nos permite contactar autoridades, políticos e empresários brasileiros, para o conhecimento da política externa do Brasil, particularmente em relação a Cabo Verde e aos países de expressão portuguesa", declarou Pedro Pires.

Sobre o Fórum Brasil-África, marcado para os próximos dias 09 e 10, em Fortaleza, o chefe de Estado cabo-verdiano disse acreditar que será "uma excelente oportunidade de intercâmbio entre brasileiros e africanos, e uma forma de preencher o vazio de informação e de dar a conhecer a África contemporânea, os seus problemas e ambições".

"Terei também oportunidade de estar numa reunião de empresários da CPLP, e será uma nova oportunidade de escutar, ouvir e transmitir as nossas ideias sobre a cooperação económica entre os países de língua portuguesa", explicou, em alusão ao encontro marcado para 10 e 11, também em Fortaleza.

Pedro Pires disse que o encontro com o presidente do Brasil, dia 13, em Brasília, constituirá igualmente "uma oportunidade de escutar, ouvir e conhecer as linhas políticas do governo de Lula da Silva para com a Africa, Cabo Verde e os países da CPLP".

"Acredito que será uma excelente oportunidade para o estreitamento das relações entre Cabo Verde e o Brasil", sublinhou, realçando igualmente a importância dos encontros com membros do governo brasileiro, nomeadamente os ministros das Relações Exteriores e da Educação.

Pedro Pires recordou que há vários anos, Cabo Verde e o Brasil mantêm uma "cooperação bastante ampla" no domínio da educação, o que permite a formação superior de mais de um milhar de estudantes cabo- verdianos naquele país.

No sentido do reforço das relações existentes, o presidente cabo-verdiano aludiu à ligação aérea existente entre os dois países, entre a ilha do Sal e Fortaleza, que tem permitido "um intercâmbio comercial interessante e que vale a pena consolidar".

"Também vale a pena ver como os brasileiros e os cabo- verdianos poderão cooperar um pouco mais no domínio económico, sobretudo empresarial", referiu.

"As nossas necessidades são tantas e as nossas ambições são grandes, de modo que precisamos da cooperação e do relacionamento com o Brasil e os países da América do Sul. Temos de buscar meios e formas de aprofundar e consolidar as relações a favor do desenvolvimento", acentuou.

Sobre a posição geo-estratégica de Cabo Verde, que alguns já vêm como uma possibilidade de escala da incursão do Brasil em África, Pedro Pires disse que é preciso ver o que o seu país pode oferecer e o que pode interessar aos brasileiros.

"Cabo Verde, ao longo da sua História, tem desempenhado esse papel de ponto de passagem, de encontro e de movimentos. E porque não hoje? Precisamos de discutir o que poderemos oferecer, ver se a posição geo-económica de Cabo Verde é útil ao Brasil, e se for, é claro que nos serve perfeitamente bem", observou.

O regresso de Pedro Pires a Cabo Verde deverá acontecer após o encontro do dia 13 com o presidente Lula da Silva.

Uma delegação de deputadas cabo-verdianas também partiu hoje para o Brasil, onde irá participar num encontro de mulheres parlamentares da CPLP.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem