As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Pedro Pires defende reforço de relações com o Brasil
- 9-Jun-2003 - 19:27

O presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, defendeu segunda-feira, em Fortaleza, durante a abertura do Fórum Brasil-África, um maior conhecimento recíproco sobre as realidades brasileira e africana.


"Brasil e África não se conhecem bem, apesar de suas relações seculares. (...) Desconhecimento e indiferença de ambas as partes e, por vezes, alguma falta de visão de longo prazo desperdiçaram oportunidades que se abriram às relações afro- brasileiras no passado", afirmou.

Pedro Pires disse que dirigentes, políticos e empresários devem ter em conta uma "visão de futuro e não apenas interesses de curto prazo".

"A África hoje requer investimentos éticos e solidários, integradores e capacitadores dos africanos", disse Pedro Pires.

O presidente cabo-verdiano salientou que há interesses convergentes entre a África e o Brasil e que muitas experiências podem ser compartilhadas, como os programas brasileiros de combate à fome e à SIDA.

"É preciso aproveitar a vontade política que hoje existe dos dois lados para estabelecer um relacionamento mais intenso, regular e proveitoso", acrescentou.

Pedro Pires afirmou ainda que a África lançou novas bases com a Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (NEPAD) e a União Africana, mas que a mídia internacional minimiza os esforços de democratização, governação dos Estados e resolução de conflitos no continente, privilegiando as catástrofes.

O presidente de Cabo Verde defendeu também uma "governação mundial mais justa, que tenha em conta os interesses dos países do Sul, e uma mundialização inclusiva" que não reproduza a marginalização de povos menos favorecidos.

Após a abertura do Fórum Brasil-África, Pedro Pires participou da coroação da rainha do Maracatu, a mais tradicional dança dramática de origem afro-brasileira presente na cultura do povo do Ceará, apresentada pelo grupo Az de Ouro.

Proveniente das coroações de Reis do Congo, o Maracatu apresenta um ritmo compassado, tocado por caixas, bumbos e chocalhos, e a maioria de seu elenco - baianas, índios, pretos- velhos e a corte - apresenta-se com cara pintada de uma mistura de fuligem e vaselina .


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem