Anuncie no Noticias Lusofonas e promova a sua empresa em todo o mundo de lingua portuguesa
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Entrevista
Comissão Políticada UNITA vai reunir-se «para debater tudo»
- 11-Sep-2008 - 19:30


A UNITA vai convocar uma reunião alargada da sua Comissão Política, órgão máximo entre congressos, para debater, entre outras questões, o futuro do partido, disse hoje à Lusa fonte da direcção.


Depois de conhecidos os resultados definitivos das legislativas onde a MPLA, até ao momento, conquistou mais de 80 por cento dos votos, e a UNITA, o segundo mais votado, apenas obteve cerca de 10 por cento, a direcção de Isaías Samakuva está disponível, para "encarar e debater todas as propostas".

Adalberto da Costa Júnior, dirigente do "Galo Negro" e um dos principais rostos da direcção de Isaías Samakuva ao longo do processo eleitoral legislativo que vai terminar com a divulgação dos resultados definitivos nos próximos dias, admitiu à Lusa que "é natural que surjam propostas no sentido de mudança" na direcção.

"Mas, até ao momento - garantiu - nada ainda transpareceu de forma formal".No entanto, Adalberto da Costa Júnior admitiu que há militantes já a falar nessa possibilidade.

O próximo congresso ordinário da UNITA deverá ter lugar em 2011. O último, onde Samakuva foi eleito, teve lugar em 2007.

A Comissão Política da UNITA reúne mais de 400 elementos oriundos das 18 províncias angolanas e poderá constituir um momento chave para o futuro do partido do "Galo Negro".

A Lusa está a tentar, até agora sem sucesso, falar com o presidente da UNITA, Isaías Samakuva logo que ficou consolidada a vitória esmagadora do MPLA.

No entanto, a 11 de Agosto, em entrevista à Lusa, Samakuva admitia que o seu futuro político poderia ser jogado nas eleições legislativas de 05 de Setembro, referindo que "não é fácil" herdar a liderança de Jonas Savimbi.

O sucessor do líder histórico da UNITA assumiu na altura que a meta principal do seu partido nas eleições de 05 de Setembro era de formar o governo do país e definiu como "objectivos mínimos" aumentar os 70 deputados à Assembleia Nacional eleitos em 1992. a UNITA ficou muito aquém desses objectivos.

Na mesma entrevista, Samakuva adiantou que será o candidato da UNITA nas eleições presidenciais previstas para 2009.

Segundo Adalberto da Costa Júnior, a próxima reunião da Comissão Política vai "debater todas as questões e propostas".

"Ainda está tudo muito fresco, o partido está neste momento, e vai aumentar essa discussão na Comissão Política, a debruçar-se sobre a forma como decorreram as eleições legislativas, falando dos erros próprios e das diversas anomalias que este encerrou", disse.

Adalberto da Costa Júnior defende mesmo que "não seria bom senso" avançar já no imediato para algo tão decisivo como a discussão sobre as condições para a actual direcção se manter.

"Mas não tenho dúvidas que o presidente - Isaías Samakuva - estará disponível para o debate se a discussão for substantiva. Não o vejo a recusar o debate", afirmou.

Não foi possível à Lusa chegar à fala com nenhum dos protagonistas da candidatura de Abel Chivukuvuko no congresso de 2007, que liderou a lista derrotada por Samakuva à liderança do partido do "Galo Negro".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Construção de Sites Algarve por NOVAimagem