As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Lula da Silva leva missões a Portugal, Espanha e África
- 12-Jun-2003 - 19:58

Uma missão de empresários brasileiros vai acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas suas visitas a Portugal e Espanha, em Julho, e a África, em Agosto, foi anunciado pelo governo.


O Conselheiro do Departamento de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Carlos Alfredo Lazary Teixeira, que participou do II Fórum Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizado no estado do Ceará disse que esta decisão é uma das consequências do encontro.

Alfredo Lazary classificou ainda a reunião como positiva "como ficou claro quando os empresários querem realizar um novo encontro - o terceiro fórum - em Junho de 2004, em Cabo Verde.

A decisão final deverá ser tomada durante a reunião do Conselho de Ministros da CPLP que se realiza em Coimbra e deverá coincidir com a visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 10 a 12 de Julho.

Nos próximos dias, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) do Brasil vai encaminhar um questionário aos mais de 250 participantes do Forum para que possa fazer um balanço dos negócios efectuados.

O conselheiro do Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty disse à Lusa que " ainda há muito a fazer para intensificar o comércio entre os oito países da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e Timor Leste), calculado em US$ 960 milhões ( 820 milhões de euros) anuais.

"O comércio no âmbito da CPLP é dez vezes menor do que deveria ser. Mas eu acredito que podemos duplicar este comércio em cinco anos", disse Lazary à Agência Lusa.

O diplomata reiterou a intenção do governo de ajudar os africanos a colocarem seus produtos no mercado brasileiro.

"Além de redução tarifária, vamos criar condições para que os exportadores lusófonos da África tenham condições de mostrar seus produtos no Brasil", referiu.

Alfredo Lazaru disse ainda que ficou decidido que o Itamaraty vai funcionar como coordenador do processo de criação do Conselho Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CECPLP), enquanto não houver uma associação empresarial representativa do Brasil no órgão.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem