As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Tribunais de Contas devem pautar-se por política comum dos Oito
- 12-Jun-2003 - 19:59

Representantes dos Tribunais de Contas da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) defenderam na quinta-feira, em São Tomé e Príncipe, a adopção de uma política comum para promover o crescimento e o desenvolvimento destas instituições no espaço lusófono.


Esta posição foi tomada durante o último dia do I Seminário Internacional do Tribunal de Contas, promovido pelas autoridades são-tomenses, e que coincidiu com a criação desta instituição no arquipélago.

Os representantes das entidades que têm por objectivo controlar e fiscalizar a gestão financeira pública defenderam ainda uma estratégia comum ao nível da formação e capacitação de quadros técnicos e a criação de condições, nomeadamente técnicas e de recursos humanos, para o desempenho efectivo das funções que lhes estão atribuídas.

Os participantes no seminário concordaram também com a necessidade de promover acções de carácter pedagógico e de sensibilização dos gestores públicos para que se crie o hábito de prestação de contas.

A cerimónia de encerramento do seminário, que começou quarta- feira, esteve a cargo do presidente do parlamento são- tomense, Dionísio Dias, estando também presente a primeira- ministra, Maria das Neves e membros do governo.

No encontro, além do país anfitrião, participaram representantes dos Tribunais de Contas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal e Timor-Leste, faltando apenas uma delegação de Moçambique.

O Tribunal de Contas de São Tomé e Príncipe ainda não tem instalações mas começou a funcionar oficialmente terça-feira, depois da tomada de posse do jurista Fortunato Pires como presidente da instituição.

No seu primeiro discurso, Fortunato Pires, ex-presidente do parlamento são-tomense, defendeu que, "ultrapassado o problema do nascimento (do Tribunal de Contas), coloca-se agora o problema do crescimento por forma a que, gradualmente, se atinjam os objectivos que nortearam a sua criação".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem