| Pesquisar |
|
|
| Notícias |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
| Canais |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Siga-nos no
Receba as nossas Notícias

Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui |
|
| Serviços |
»
»
»
»
»
|
|
|
| |
Conversas
no
Café Luso |
|
|
|
|
Brasil
|
|
Portucel vai apoiar realização de mestrado em produção de papel
- 12-Jun-2003 - 20:00
Portugal vai voltar a ter um mestrado sobre produção de papel em 2003, com o apoio do grupo Portucel/Soporcel revelou quinta-feira à Lusa a responsável do Raiz - Instituto de Investigação da Floresta e Papel.
O mestrado é organizado por este instituto, em conjunto com as universidades de Coimbra, Aveiro e Beira Interior.
Pela primeira vez, o mestrado estará aberto a cidadãos de países lusófonos - nomeadamente Angola, Moçambique e Brasil - e de Espanha.
A segunda edição do mestrado em tecnologia dos processos de produção de pasta para papel tem início previsto para Outubro deste ano.
Segundo Leonor Guedes, responsável do Raiz - Instituto de Investigação da Floresta e Papel, este curso não tem um carácter periódico, sendo orientado pela procura de alunos e das indústrias, e tem como objectivo final a formação de quadros.
"O mestrado surge quando se considera ser necessário - é sobretudo uma resposta às necessidades da indústria de ter gente especializada nas diversas áreas", afirmou.
Para este ano, os organizadores contam com cerca de 20 alunos, mais do dobro dos inscritos para a primeira edição, que decorreu entre 1998 e 2000.
Os alunos provêm sobretudo dos cursos de engenharia do papel e engenharia química, mas também há quadros técnicos de empresas fabricantes de pasta e papel.
O Centro de Investigação do Raiz, sedeado em Aveiro, nasceu em 1996, da junção dos centros de investigação da Portucel e Soporcel.
Este instituto, que conta com uma equipa de cerca de 60 pessoas, aplica actualmente a sua actividade de investigação às técnicas de plantação de eucalipto e ao processo de produção de pasta.

Ver Arquivo
|
|
 |
| |
|
| |
|
|
|
|
|