As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Presidentes Lula e Pedro Pires encontram-se em Brasília para reforçar relações
- 12-Jun-2003 - 20:09

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva recebe sexta-feira, em Brasília, o seu homólogo de Cabo Verde, Pedro Pires para estudarem formas de reactivar as relações bilaterais, foi anunciado oficialmente.


O encontro, o primeiro entre os dois dirigentes desde a posse do novo presidente brasileiro em Janeiro, ocorre dias depois do presidente cabo-verdiano ter defendido em Fortaleza uma maior aproximação entre os dois países.

"Impõe-se identificar e ultrapassar os bloqueios e constrangimentos a um relacionamento mais intenso, regular e proveitoso entre África e Brasil. Considero ser urgente promover o conhecimento recíproco, aprofundar a comunicação e a vontade política dos dois lados", disse Pedro Pires durante o Fórum Brasil-África, que teve lugar em Fortaleza, capital do estado do Ceará o mais próximo de Cabo Verde.

Os Transportes Aéreos Cabo Verde (TACV) efectuam um voo semanal de 03:50 horas entre Fortaleza e a ilha do Sal e preparam-se para aumentar o número de ligações regulares entre os dois países a partir do próximo ano.

Desde Dezembro de 2001, quando começou a operar, a TACV tem uma taxa média de ocupação dos seus vôos da ordem dos 94 por cento.

O aumento do número de voos da TACV entre o Sal e Fortaleza é um dos temas que serão debatidos sexta-feira no encontro entre Lula e Pedro Pires uma vez que as autoridades aeronáuticas precisam de conceder autorização para mais um voo entre os dois países.

Pedro Pires participou também em Beberibe, a 70 km de Fortaleza, do Fórum Empresarial da CPLP, que reuniu mais de 250 empresários dos países de língua portuguesa no Ceará.

Eduardo Bezerra, superintendente do Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) disse à agência Lusa que a realização do fórum e do encontro empresarial abrem uma nova etapa nas relações do Brasil com Cabo Verde.

"As negociações estão caminhando com consistência e certamente terá resultados positivos ", disse ao referir que confecções, jóias, alimentos e têxteis são algumas das áreas que estiveram em discussão entre empresários dos dois países.

Outro assunto que está a ser negociado é a ampliação de rota marítima do Brasil para Cabo Verde, mas saindo de Fortaleza, o que não acontece actualmente.

AS exportações do Brasil para Cabo Verde em 2002 cifraram-se em US$ 5,4 milhões ( EU$ 4,6 milhões).

O estado do Ceará contribuiu apenas com 2,6 por cento do valor global das exportações o que representa US$ 140 mil (EU$ 120 milhões).


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem