As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Primeiro-ministro de Angola inicia hoje visita oficial ao país
- 18-Jun-2003 - 14:22

O primeiro-ministro de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos "Nandó", inicia hoje uma visita oficial a Cabo Verde, que visa o reforço da cooperação económica entre os dois países.


Durante a visita do governante angolano, que se prolonga até sábado, deverão ficar definidos os termos para a constituição de duas sociedades mistas, entre os dois países, nos sectores da pesca industrial e da agro-pecuária.

Na sociedade agro-pecuária a parte angolana deterá 60 por cento do capital social e Cabo Verde 40 por cento. Para a concretização deste projecto já existe a disponibilidade de um terreno na província angolana de Cuanza Sul, no município do Sumbi.

No entendimento do primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, trata-se de um projecto piloto de grande importância para o desenvolvimento da agricultura e, eventualmente, no futuro, para perspectivar a partir daí o abastecimento do país e a melhoria da segurança alimentar.

A nível das pescas, a empresa a criar, com o envolvimento dos Estados e de privados, desenvolverá a actividade nos mares dos dois países. Cabo Verde deterá 60 por cento do capital, cabendo a Angola 40 por cento.

Para além da criação dessas duas sociedades, estão em perspectiva outros projectos entre Angola e Cabo Verde, nos domínios das obras públicas, petróleos e administração interna, assuntos que merecerão análise entre as delegações dos dois países durante a visita oficial.

A visita culmina ao final da tarde de sexta-feira, na ilha do Sal, com a assinatura de vários acordos de cooperação.

Hoje, primeiro dia da visita, além de um encontro de delegações, a comitiva angolana desloca-se à Câmara Municipal da Praia e visita a Unidade de Reforma Administrativa e Financeira do Estado (RAFE).

Quinta-feira é dedicada a uma visita ao património edificado da Cidade Velha, primeira urbe fundada pelos portugueses, em 1462, e aos laboratórios farmacêuticos Inpharma, de capitais cabo-verdianos e portugueses, que actualmente já exporta medicamentos para Angola.

No mesmo dia à tarde, a comitiva dirige-se para a ilha de S. Vicente, onde visita estaleiros navais, o porto e uma empresa de conservação de pescado.

A manhã de sexta-feira é reservada à visita à zona industrial de S. Vicente, estabelecimentos de ensino médio e superior e à ENACOL, uma empresa de comercialização de combustíveis com capitais angolanos, cabo-verdianos e portugueses.

Sexta-feira, a comitiva vai almoçar à ilha da Boavista, e aproveita para aí visitar alguns empreendimentos turísticos.

Depois, parte para a ilha do Sal onde, ao final do dia, serão assinados os acordos de cooperação bilateral na Câmara Municipal.

O regresso a Angola de Fernando da Piedade "Nandó", e sua comitiva, que integra várias membros do governo e empresários, está prevista para sábado de manhã.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem