Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Presidente faz primeira visita de Estado a Portugal em meados de Março
- 18-Feb-2009 - 16:06


A visita do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, a Portugal, a primeira com carácter de Estado nos 33 anos de Angola independente, realiza-se em meados de Março, disseram fontes diplomáticas angolanas.


Segundo as mesmas fontes, a visita, cuja data não foi ainda oficialmente divulgada, deverá ter lugar a meio do mês de Março, antes da chegada a Luanda do Papa Bento XVI, para uma visita de três dias, de 20 a 23.

A primeira visita de Estado do Presidente da República de Angola a Portugal, segundo diversas fontes contactadas pela Lusa em Luanda, insere-se num quadro actual de "excelentes relações" entre os dois países que devem ficar "ainda mais consolidadas" com esta deslocação.

De acordo com as mesmas fontes, as deslocações de José Eduardo dos Santos à Europa, estando prevista uma visita igualmente oficial à Alemanha para breve, têm por objectivo dar uma maior abrangência às relações internacionais de Angola.

Isto, porque, nos últimos anos, as atenções de Luanda têm sido concentradas na ligação a Pequim devido à importância fulcral da China no financiamento das obras de reconstrução nacional após o fim da guerra, em 2002.

Esta visita "histórica" surge ainda num momento em que Angola se assume como um dos mais importantes parceiros económicos mundiais de Portugal, sendo já o quarto país para onde Lisboa mais exporta.

Este bom momento nas relações bilaterais foi destacado pelo presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Basílio Horta, que lembrou recentemente o "crescente interesse dos empresários angolanos por Portugal, em áreas como a energia, a banca, o imobiliário e o turismo", considerando-o "um bom sinal".

"As exportações portuguesas para Angola têm aumentado cerca de 32 por cento ao ano. Por outro lado, o investimento angolano no país, em 2008, foi três vezes superior ao de 2007. A economia angolana, impulsionada pelos activos excedentes provenientes da actividade petrolífera, mostra que privilegia cada vez mais Portugal para a sua internacionalização e reforça as participações accionistas em empresas portuguesas", disse ainda Basílio Horta.

Também o ministro das Relações Exteriores de Angola, Assunção Afonso dos Anjos, disse, em entrevista à Lusa quando tomou posse, em Outubro de 2008, que as relações entre Luanda e Lisboa "estão num ponto em que nunca estiveram".

Assunção dos Anjos, que foi embaixador de Angola em Lisboa até Setembro de 2008, salientou que os dois países vivem actualmente "um novo paradigma" no seu relacionamento, destacando que a relação "não é estritamente comercial e económica", mas estende-se a áreas como a educação, saúde ou novas tecnologias.

José Eduardo dos Santos esteve pela última vez em Portugal durante a Cimeira UE-África, em Dezembro de 2007, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia (UE).

A primeira vez que o Presidente angolano esteve em Portugal, mas numa visita sem carácter de Estado, foi em 1987, tendo voltado a Lisboa em 1991, para a assinatura dos acordos de Bicesse, com Jonas Savimbi, o presidente da UNITA, morto em combate em 2002.

Eduardo dos Santos voltou a Lisboa em 1996 para a Constituição da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Por sua vez, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, realizou uma visita oficial a Angola em 1991, enquanto primeiro-ministro, mas ainda não visitou o país nas actuais funções.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem