Apoio ao investimento estrangeiro em Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Brasil
«Relações com Portugal atravessam um dos seus melhores momentos»
- 9-Mar-2009 - 18:17


A visita oficial que José Sócrates inicia quinta-feira a Cabo Verde surge numa altura em que as relações bilaterais atravessam “um dos seus melhores momentos”, disse hoje a embaixadora de Portugal na Cidade da Praia.


“A visita constituirá uma oportunidade ímpar para a renovação e aprofundamento da relação única e estratégica existente entre os dois países. As relações entre Portugal e Cabo Verde atravessam hoje um dos seus melhores momentos, pelo que esta visita é aguardada em Cabo Verde com elevada grau de expectativa, estado de espírito que é também partilhado pelo primeiro-ministro de Portugal”, afirmou à à Agência Lusa Graça Andresen Guimarães.

A visita oficial do primeiro-ministro português, José Sócrates, que termina sábado, será também um momento de reconhecimento do “notável percurso que Cabo Verde tem efectuado” no reforço e consolidação das instituições democráticas e consagração do Estado de Direito, do crescimento económico e do desenvolvimento social.

“Tal desempenho tem merecido o reconhecimento da comunidade internacional, tornando possível a graduação de País Menos Avançado e justificando o estabelecimento de um novo ciclo de relacionamento com a União Europeia (UE), fazendo-o evoluir de uma relação dador-beneficiário para uma verdadeira parceria assente em objectivos e interesses comuns”, referiu.

Segundo a diplomata portuguesa, é “já estreita” a cooperação entre Portugal e Cabo Verde, que abrange os mais variados domínios, designadamente nos da Educação, Justiça, Reforma de Estado (Modernização Administrativa), Infra-estruturas e na Cooperação Técnico-Policial e Técnico-Militar.

Nesse sentido, assegurou, a visita permitirá fazer um balanço do relacionamento, reforçando e ajustando essa cooperação às prioridades e aos objectivos dos dois Governos.

“Procurar-se-á desenvolver novos paradigmas que se traduzam em novas apostas de intervenção e colaboração, onde as Tecnologias de Informação e Comunicação desempenham papel central e transversal”, sublinhou Graça Andresen Guimarães.

A visita de Sócrates, acrescentou, “será seguramente um marco” nas relações entre os dois países, devendo assinalar a “a elevação do relacionamento a um novo patamar de cooperação”, que terá maior expressão nos sectores inovadores das Novas Tecnologias e Energias Renováveis.

Segundo a diplomata portuguesa acreditada na Cidade da Praia, a deslocação do chefe do executivo de Lisboa vai também permitir abordar o Processo da Parceria Especial UE/Cabo Verde e confirmar a participação activa de Portugal na fase de operacionalização em curso dos diferentes pilares da parceria.

. Outro dos assuntos em análise será o envolvimento e o papel futuros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), organização cuja presidência é detida por Portugal desde Agosto de 2008.

José Sócrates virá acompanhado por um número elevado de ministros e de secretários de Estado, que terão encontros sectoriais com os seus homólogos, cabo-verdianos, bem como de empresários ligadas a vários grupos económicos e empresas.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 

Find Your Rental Car
 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal / Brasil por NOVAimagem