Anuncie no Noticias Lusofonas e promova a sua empresa em todo o mundo de lingua portuguesa
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Entrevista
45 empresas mistas geraram volume de negócios de 1.050 ME em 2006
- 11-Mar-2009 - 12:23


As 45 parcerias luso/cabo-verdianas existentes em 2007 geraram, no ano anterior, um volume de negócios de 1.051 milhões de euros, criando 2.909 postos de trabalho directos e indirectos, segundo dados oficiais disponibilizados.


Segundo os dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), a economia cabo-verdiana está “cercada” pelas empresas portuguesas, que estão presentes em praticamente todos os sectores, nomeadamente nos considerados “estratégicos”.

A visita oficial de três dias que o primeiro-ministro português, José Sócrates, efectua a partir de quinta-feira a Cabo Verde vai permitir alargar o espaço das trocas comerciais e da cooperação a novas áreas, como a das Novas Tecnologias da Informação e das Energias Renováveis.

Com este novo impulso, disse à Agência Lusa o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, Cabo Verde pretende tornar-se uma “cyber island” e, ao mesmo tempo, aproveitar os “abundantes recursos naturais que dispõe: sol, vento e mar”, propícios para “aproveitar a inovação de Portugal neste domínio”

Banca, transportes e comunicações, combustíveis, construção civil, automóveis, segurança, hotelaria e turismo, “áreas chave” da estratégia económica do governo cabo-verdiano, de José Maria Neves, têm parceiros portugueses com percentagens que variam entre os 10 e os 98 por cento.

Entre as empresas portuguesas mais importantes em Cabo Verde figuram, na Banca, através da Caixa Geral de Depósitos (CGD), o Banco Espírito Santo (BES) e Montepio Geral, enquanto nas comunicações a presença faz-se sentir pelo Grupo Portugal Telecom, e nos combustíveis pela Petrogal.

Na área da construção civil, obras públicas e infra-estruturas, destaque para a presença da Somague, Secil e Cimpor, no ramo automóvel o Grupo Salvador Caetano e no da hotelaria e turismo está o Grupo Pestana.

A Sonasa, no domínio da segurança, e o Instituto Piaget, no ensino universitário privado, estão igualmente envolvidas em parcerias com congéneres cabo-verdianas.

“Portugal é, definitivamente, o principal parceiro de desenvolvimento de Cabo Verde. As empresas estratégicas de Cabo Verde resultam de parcerias com Portugal, designadamente a CV Telecom, ENACOL, todo o sector bancário e as principais infra-estruturas”, assumiu o primeiro-ministro cabo-verdiano, numa entrevista hoje à Agência Lusa, na Cidade da Praia.

“Diria que, nos últimos anos, Cabo Verde deu um grande salto, baseado num forte desenvolvimento das infra-estruturas e com apoio muito grande de Portugal.

Estradas, portos, aeroportos, água, saneamento, electrificação, tudo. De modo que considero que em todas as áreas há uma cooperação muito importante com Portugal”, acrescentou José Maria Neves.

Além das áreas já referenciadas, as empresas portuguesas têm também parcerias noutros domínios, como na auditoria e consultadoria, produtos alimentares, rent-a-car, café, comércio, editorial, calçado, seguros, informática, indústria farmacêutica, prestação de serviços, imobiliário, cimentos, educação e têxteis.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Construção de Sites Algarve por NOVAimagem